Seja para fins de teste de funcionalidade ou para criar os demonstrativos da ferramenta do cliente, instalar o WordPress no PC tem grandes vantagens em relação a trabalhar diretamente online no ambiente de produção.

Instalar o WordPress no pc dá a você mais velocidade na edição de arquivos e banco de dados e também facilita os processos de debug e validação de funções.

Como instalar o WordPress no PC: Passo a Passo completo

Fazer a instalação local do WordPress é extremamente simples e rápido, abaixo iremos deixar o passo a passo de como fazer esta instalação. Se você tiver dúvidas em qualquer uma das etapas, lembre-se de deixar um comentário para que a gente possa te auxiliar no processo!

Quer aumentar sua produtividade como desenvolvedor WordPress? Clique e conheça 6 plugins essenciais!

Passo 01: Prepare o ambiente

Este é o passo mais importante e você deve escolher muito bem qual será o software que irá “instalar” o seu Localhost, atualmente existem várias ferramentas no mercado que fazem esse processo, mas as que nós recomendamos é a XAMPP, MAMP , WAMP , ou Local.

O site Delicious Brain realizou um comparativo muito interessante entre XAMPP, MAMP e Local, nós aqui na VVerner utilizamos o WAMP mas estamos começando a migrar todos os serviços para o uso do Local.

Uma vez instalado e ativado o seu servidor local, você pode começar a realmente instalar o wordpress no pc.

Receba dicas exclusivas de Programação e WordPress!

Loading

Passo 02: Crie o banco de dados

Dependendo de qual ferramenta você usou no passo 01, este item pode ser diferente. No caso do WAMP você irá acessar pelo navegador a url https://localhost/phpmyadmin e fazer login com os dados de acesso (normalmente o usuário é “root” e não possui senha).

Após o login, clique na opção “Novo” (new) na barra lateral esquerda da tela.

como instalar o wordpress no pc

Ao clicar você será redirecionado para uma tela bem simples de criação de novo banco de dados, basta colocar o nome do seu banco e depois no botão “Criar”.

Dica: Nós recomendamos que você utilize a formatação uft8_general_ci.

como instalar o wordpress no pc

Passo 03: Pegue uma cópia do WordPress

O passo mais fácil de todos para instalar o WordPress no PC e realizar o download de uma cópia do CMS através do site oficial do projeto.

Lembre-se que você consegue esta cópia no site .org do WordPress!

Clique aqui para baixar.

Após o download, extraia os arquivos do .zip baixado do WordPress.org e mova-os para dentro do seu ambiente localhost.

Dica: quando você extrair os arquivos do zip, será criado uma pasta com o nome “wordpress”, nós recomendamos que você renomeie ela para o nome do seu projeto, por exemplo, para que você possa ter inúmeras instalações do WordPress no seu ambiente de desenvolvimento local!

Passo 04: Instale o WordPress no PC

Agora que você já tem seu banco de dados criado e também os arquivos do WordPress em seu localhost, basta inserir as informações do banco de dados e criar seu usuário administrador do site.

Para fazer isso, acesse http://localhost/nome-do-diretorio que você irá visualizar o Wizard de instalação do WordPress!

Extra: Porque estamos migrando para o Local

O processo acima, depois que você pegar o jeito, é realizado em menos de 5 minutos, o que é muito rápido e prático de fazer, mas existe uma maneira melhor de trabalhar e por isso estamos migrando nossos ambientes localhost.

Com o Local, os passos 02 a 04 são automatizados em um processo bem simples de Wizard, além de contar com outras ferramentas de debug que são muito valiosas no dia a dia do desenvolvedor WordPress.

Nós não possuímos nenhum vínculo com a empresa mantenedora do projeto, mas mesmo assim nós recomendamos que você utilize-o para melhorar o seu dia a dia de trabalho!

Concluindo

Esperamos que o processo de instalar o WordPress no PC em locahost tenha ficado claro e fácil de entender com o nosso passo a passo. Com o tempo, você notará um ganho significativo em sua produtividade em atividades como debugar requisições ajax ou testar seus novos shortcodes!

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão para melhorarmos este processo de instalação local do WP, deixei um comentário para que possamos melhorar nossa comunidade de desenvolvedores WordPress!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco