O que é WordPress? Se você procura uma resposta simples e direta, o WordPress é:

O WordPress é um projeto de código aberto que você pode usar para criar sites, blogs ou aplicativos. (wordpress.org)

Mas na prática, o que é WordPress? Como ele funciona? O WordPress é grátis? Essas e outras perguntas vão ser resolvidas no decorrer deste artigo! Então fique ligado e saiba tudo sobre o CMS mais popular do mundo.

Neste artigo, você saberá de uma vez por todas as respostas para as perguntas listadas abaixo:

  • O que é WordPress?
  • O que é um CMS?
  • Como instalar o WordPress?
  • Como o WordPress funciona?
  • O WordPress é realmente grátis?
  • Qual a diferença entre o wordpress.org e wordpress.com?
  • E agora, por onde começar?

O que é WordPress?

Antes de falar de o que é WordPress é hoje. Vamos falar de como tudo começou. A história do WordPress tem início em 2003 com os devs Matt Mullenweg e Mike Little que começaram a construir uma nova plataforma para blogs. Ela foi criada a partir de um software chamado bs/cafeblog. A primeira versão do WordPress  foi lançada somente em janeiro de 2004. 

Naquela versão já faziam parte do CMS a famosa instalação rápida, moderação de comentários e ajustes das urls (permalinks) do site. Com exceção dessas funções, o WordPress atual é irreconhecível se comparado a primeira versão.

Atualmente o projeto é gerenciado e mantido pela melhor comunidade open source do mundo! Sendo todo o trabalho desenvolvido remotamente e de maneira voluntária.

Nos últimos dois anos, a comunidade cresceu tanto que agora temos uma nova versão a cada 2 ou 3 meses com novos recursos e atualizações de segurança.

Falando especificamente sobre o core ou código fonte da plataforma, ele é baseada nas linguagens PHPMySQL, ou seja, encontrar uma hospedagem para aplicações desenvolvidas em WP não é uma tarefa difícil.

O que é um CMS?

Ao falar em WordPress mencionamentos frequentemente o termo CMS, mas afinal, o que é um CMS?

Felizmente, não é nada muito difícil de entender. Basicamente Um CMS é um sistema de gerenciamento de conteúdo de sites que traz como principal objetivo deixar a criação das páginas digitais bem simples e também de fácil atualização de conteúdo.

Uma pessoa leiga em programação teria muitos problemas ao tentar construir um blog simples de notícias, por exemplo. E foi por isso que o WordPress se popularizou como o melhor CMS do mundo. Afinal, ele permite que qualquer pessoa consiga criar e editar um blog ou site sem a necessidade de conhecimento de programação.

Os CMS já vêm com uma determinada quantidade de funções como: galeria de fotos, gerenciadores de formulários, plug-ins, complementos, etc. Atualmente existem vários outros gerenciadores de sites, como o Drupal e o Joomla.

Como o WordPress funciona?

Como falamos no item anterior, o PHP é o idioma em que o WordPress é escrito, o que o torna dinâmico. O PHP é uma linguagem do lado do servidor. O que significa que ele é executado em seu servidor da web antes de uma página ser exibida no navegador.

É ótimo em adicionar informações aos bancos de dados e extrair informações deles com base em um determinado critério. A partir daqui, essa informação pode ser inserida em uma página HTML.

Por outro lado, o MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto, que pode ser comparado a trabalhar com uma planilha complexa de arquivos de dados sob vários títulos relacionados.

Os usuários têm acesso ao banco de dados onde dados de todos os tipos podem ser criados, atualizados, lidos e excluídos (CRUD). O MySQL é o segundo sistema de gerenciamento de banco de dados mais usado no mundo e é extremamente rápido em responder a consultas.

É realmente grátis?

Sim! O melhor CMS do mundo é completamente grátis!

A plataforma em si é 100% open source e com ela também existem temas para você ter um site profissional pronto em minutos, além dos famosos plugins que vão desde segurança até otimização SEO!

Além de todas as ferramentas “free“, muito desenvolvedores também criam temas e plugins premium. Estas ferramentas pagas aumentam consideravelmente as funcionalidades e possibilidades de projetos com o CMS. Um bom local para encontrar os melhores temas e plugins pagos do WP é no ThemeForest.

Vale frisar que o WordPress é gratuito porém você vai precisar de uma hospedagem web para que seu site fique disponível, além de outros custos como compra de domínio que já são inerentes a construção de um site.

Qual a diferença entre o wordpress.org e wordpress.com?

Quando você pesquisa “WordPress” no Google ovocê acaba encontrando dois sites relacionados.

Embora parecidos, eles são duas coisas completamente diferentes.

WordPress.org

O WordPress.org é o site que você precisa se quiser ter um site hospedado no próprio WordPress. Aqui, você pode fazer download da plataforma e encontrar uma variedade absurda de temas e plugins.

Para hospedar seu próprio site, você também precisa registrar um domínio e adquirir um plano de hospedagem de site.

O WordPress roda nas linguagens de programação PHP e MySQL, o que faz com que ele tenha suporte a todos os provedores de hospedagem.

Entretanto, também existem planos de hospedagem especializados em WordPress. Eles são baseados em um ambiente de hospedagem próprio e totalmente otimizado para o melhor desempenho possível do CMS.

WordPress.com

O WordPress.com é uma empresa de hospedagem que usa o CMS WordPress para todos os blogs que ela hospeda.

Os usuários que se registram no serviço têm seus blogs com o tipo de domínio meublog.wordpress.com.

Contudo, domínios personalizados estão disponíveis como opções pagas. O plano padrão é gratuito, mas ele também vem acompanhado de algumas limitações.

E agora, por onde começar?

Agora que você já saber tudo o que é WordPress, eu recomendo que você comece a pesquisar pelas melhores opções de hospedagem e quais temas e plugins melhor se adaptam a sua necessidade. Abaixo eu deixo uma lista de outras leituras que podem auxiliar você com o WP:

Caso você precise de uma ajuda em alguma dessas tarefas, ou queira alguma personalização do seu site em WordPress, me manda uma mensagem no WhatsApp ou por email mesmo! Já estou até esperando seu contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *