Conhecer as ferramentas certas pode reduzir consideravelmente o tempo, a complexidade e o custo para desenvolvimento de aplicações em qualquer linguagem ou framework. Para nós que desenvolvemos com o WordPress não é diferente e iremos apresentar nesta lista as melhores ferramentas, extensões e plugins de WordPress para desenvolvedores.
Dos plugins listados, teremos desde aqueles voltados a automação do dia a dia da manutenção do site, até plugins para gestão de rotinas do CRON do WordPress.
E não é só de plugins que iremos falar! Ao final da lista você encontrará 4 itens bônus que irão facilitar sua vida como desenvolvedor de WordPress!
Os melhores plugins de WordPress para desenvolvedores
1. Advanced Custom Fields
Página do plugin: acesse aqui.
É impossível não fazer uma lista de plugins de WordPress para desenvolvedores e não comentar do ACF. Ele simplifica ao máximo a criação de metaboxes e campos personalizados para qualquer tipo de post da sua instalação do WordPress.
Seguindo a lógica de “Grupos de Campos”, ele permite que o desenvolvedor crie desde campos simples como texto e número, até campos complexos como de relacionamento e o famoso repetidor.
Manual do dono do site WordPress
Um guia abrangente especialmente elaborado para proprietários não técnicos sobre como fazer a manutenção do site feito com WordPress.
Prós: Este plugin agiliza muito a vida dos desenvolvedores. Quem já trabalhou com a criação manual de metaboxes e campos personalizados sabe que o trabalho é reduzido para menos da metade do que utilizando método tradicional
Dica de Especialistas: Nós recomendamos este plugin para o desenvolvimento de aplicações de pequeno a médio porte ou que irão utilizar poucos campos. Como explicado neste artigo, o uso em excesso post_metas pode comprometer muito a performance da sua aplicação.
2. Query Monitor
Página do plugin: acesse aqui.
Com mais de 100.000 instalações, este plugin para desenvolvedor WordPress é muito útil para controlar e entender melhor o que está acontecendo no backend do seu site.
Com um propósito bem sim, este plugin permite que vocês visualize todas as querys, actions e filters que acontecem tanto do painel admin quanto na visualização de visitante do seu site.
Prós: É um excelente plugin para encontrar onde está o gargalo de performance do seu site e também validar se tudo está acontecendo como deveria estar.
Dica de Especialistas: Manter ele no seu ambiente de produção pode ser um pouco frustrante para o seu cliente final, então apenas recomendamos que ele seja removido na versão final do seu site.
3. All-in-One Wp Migration
Página do plugin acesse aqui
Trabalhar direto no domínio do seu cliente ou em qualquer ambiente de produção pode ser arriscado e também atrasar o seu desenvolvimento, por isso aqui na VVerner sempre desenvolvemos primeiro em locahost e depois migramos para o ambiente de homologação e, após todo o projeto estar validado, migramos finalmente para o ambiente de produção.
Trabalhar com tantas migrações e manter um histórico de backups é uma tarefa complicada de acordo com os requisitos do projeto, e é justamente aí que o All-in-One aparece, afinal, com apenas um clique você pode exportar toda a instalação do WP e mover para outro servidor de maneira ágil e prática.
Prós: migração entre servidores nunca mais será complicado usando este plugin como parceiro. O controle de versão fica através das tags que ele disponibiliza para cada backup
Dica de Especialistas: Cuidado para não utilizar ele com o propósito de backup de segurança, como ele salva todos os arquivos do site em um arquivo único, fica muito difícil depois restaurar apenas a parte necessária. Para isso recomendamos o UpdraftPlus.
4. WP Mail SMTP (POSTMAN)
Página do plugin: acesse aqui
Uma das reclamações de suporte mais comuns nas manutenções de site que trabalhamos é “Não estou recebendo os emails do site” e a melhor maneira de descobrir o motivo disso é através da conferencia de logs de tentativas de disparo de emails do site.
Por isso recomendamos o PostMan, porque além de ser muito simples configurar o SMTP do site com ele, o plugin também disponibiliza um arquivo de log (até 250 mensagens) com data, horário, conteúdo e status (com motivo de erro) para conferência!
Prós: Por conter duas funções muito úteis, este plugin para desenvolvedores WordPress irá ajudar você a finalizar e conferir as funções de disparo de email rapidamente.
Dica de Especialistas: 250 mensagens de log pode ser uma quantidade muito grande (ou até pequena) de acordo com o tamanho da sua aplicação, o Postman permite que você configure esse limite nos ajustes avançados!
5. User Role Editor
Página do plugin: acesse aqui.
Quando estamos desenvolvendo aplicações mais complexas (como um portal corporativo, por exemplo), os perfis padrões do WP normalmente não conseguem atender a demanda completamente.
O plugin User Role Editor entra justamente nessa etapa do projeto, possibilitando a criação de novos perfis de usuários e suas permissões de acordo com as suas necessidades.
Dica de Especialistas: Com o URE você também pode “clonar” perfis de usuário para agilizar o processo, mas lembre-se que as permissões que este plugin irá deixar você definir são apenas no nível WP e não da sua aplicação inteira!
6. Code Snippets
Página do plugin: acesse aqui.
Mexer em site de cliente normalmente pode ser uma tarefa arriscada, especialmente se não temos a certeza de que o site foi desenvolvido usado um tema filho e que podemos trabalhar nele sem problemas de atualização. Sem contar nos casos onde nem a conta FTP são disponbilizados!
Usar o plugin Code Snippets vai ajudar bastante a você criar pequenas funcionalidades para o site do seu cliente, sem a necessidade de mexer nos arquivos do tema ou de criar um plugin só para uma função.
Este plugin para desenvolvedor WordPress também permite a você gerenciar as prioridades em que cada snippet será executado e em qual ambiente ele deve ser usado (só no wp-admin, só no frontend, ambos ou só uma vez!).
Dica de Especialistas: Tome cuidado! Este plugin deve ser usado apenas para micro funções ou alterações bem pequenas no site. Não utilize ele para funções mais complexas ou em exagero. Com o tempo, ter muitos snippets acaba sendo um confusão para gerenciar!
Dicas bônus!
GenerateWP
Também existem muitas ferramentas externas ao CMS que podem ajudar o seu dia a dia como desenvolvedor WordPress, e a melhor que podemos dar de exemplo é o site GenerateWP que gera snippets de códigos para que você só precise “copiar e colar” as funções dentro do seu código.
Com construtores que vão desde a criação de Post Types e Taxonomias, até eventos de CRON e metaboxes, este site é uma mão na roda para agilizar a criação das funções mais frequentes no nosso cotidiano.
VS Code
O editor de códigos mais popular do mundo não poderia ficar de fora e nós também temos uma uma lista de extensões que ira ajudar você:
Dica de especialista: Caso você use a extensão Intelephense no se VS, nós recomendamos que você também coloque o Stub do WordPress para que ele não fique alertado de funções que não existem quando você não tiver o WP inteiro da sua visualização
Continue lendo
Como deixar os campos de endereço obrigatórios no Magento?
Mesmo tendo como especialidade o WordPress, às vezes me deparo com jobs onde preciso fazer personalizações [...]
8 dicas para o seu planejamento estratégico 2021 dar certo
A seguir, daremos algumas dicas muito importantes para que o seu planejamento estratégico 2021 dê [...]