Com o passar dos anos e com a evolução da tecnologia, evoluem também as metodologias de gestão de projetos de maneira a acompanhar as necessidades de gerenciamento de todo tipo de projeto. Quando eles são grandes e complexos, por exemplo, entregas fracionadas podem proporcionar mais valor e melhorar a qualidade da entrega final do projeto. 

É aí que entram as Sprints! Em um projeto planejado pela metodologia ágil – Scrum, é possível a otimização no processo de desenvolvimento de qualquer tipo projeto, seja ele simples ou complexo. Nela, o trabalho é segmentado em Sprints, de maneira a atingir objetivos em um determinado período.

Para que isso aconteça, o projeto é separado em tarefas menores que devem ser cumpridas ao longo de uma, duas ou três semanas. Ao adotar essa metodologia de trabalho é possível alinhar melhor a equipe sobre as prioridades do trabalho, aumentar a qualidade e a produtividade, dividindo de forma mais prática as tarefas e aprimorando o processo.

As Sprints e o framework Scrum começaram a ser utilizados por profissionais da tecnologia, onde os projetos envolvem muitos interessados e diversas fases. Dessa forma, as tarefas são acompanhadas de perto e todos os stakeholders conseguem acompanhar o processo.

Inscreva-se em nosso blog

Fique sabendo, antes de todo mundo, sobre novos conteúdos além de receber conteúdos exclusivos!

Loading

Entenda neste artigo o que é uma sprint e porque você deveria separar o projeto em sprints. 

O que é uma Sprint?

separar projeto em Sprints
Por que você deveria separar o projeto em Sprints 1

Sprint vem do termo em inglês que significa “arrancada” e está relacionada a um tipo de corrida de velocidade onde o atleta tem de percorrer uma distância curta em um curto período. Dessa forma, a ideia da Sprint é que uma meta deve ser cumprida em um determinado período. 

A duração da Sprint é limitada a um tempo, normalmente de uma a quatro semanas, durante a qual uma versão de um produto ou serviço (ou algum incremento que gere valor) é desenvolvida. Ela depende da produtividade da equipe e uma vez decidida a sua duração, ela deve ser mantida até o final do projeto.

A Sprint pode ser considerada um projeto se levarmos em consideração que ela possui um tempo delimitado, um plano de execução, um padrão de resultado e uma meta a ser cumprida.

Quando o framework Scrum é utilizado em um projeto, este é dividido em várias Sprints que acontecem de forma consecutiva, ou seja, uma após a outra. Todas elas são muito bem planejadas pela Scrum Team e guiadas pelo Scrum Master ou gerente de projetos.

Por que separar o projeto em sprints?

separar o projeto em Sprints
Por que você deveria separar o projeto em Sprints 2

Mas você deve estar se perguntando: “Por que eu deveria separar o projeto em Sprints?” De forma resumida o principal objetivo de separar qualquer projeto em Sprints é o constante acompanhamento das entregas, de maneira a gerar valor e garantir a satisfação do cliente com o resultado.

A seguir, separamos em tópicos para que seja mais fácil de você visualizar todos os motivos pelos quais você deveria separar o projeto em Sprints:

  • minimiza atrasos e inconformidades: como o trabalho é quebrado em partes menores, atrasos e inconformidades com o produto final são minimizadas pois há um acompanhamento constante durante todo o projeto. 
  • facilidade de acompanhamento das entregas: como o projeto é fracionado em partes menores, fica muito mais fácil de acompanhar e até mesmo de realizar cada etapa. As entregas são feitas de  forma mais tranquila e na maioria das vezes, de forma mais prática e eficiente;
  • facilidade em mensurar a quantidade de trabalho necessária: como as entregas serão feitas em pequenas partes, e não em uma grande entrega no final de projeto, fica mais fácil de mensurar a força de trabalho necessária assim como os recursos que serão utilizados, evitando desperdícios e trabalho ocioso;
  •  a equipe não fica perdida no meio de tanto requisito: com o projeto fracionado em Sprints, a equipe não é bombardeada com um monte de requisitos no início do projeto, pois ele será feito em etapas menores. Essa metodologia garante também mais tranquilidade da equipe toda, que pode se concentrar em uma tarefa por vez; 

Resumindo: separar o projeto em Sprints é garantir o acompanhamento e qualidade total em cada etapa. O resultado final também costuma ser mais satisfatório e gerar mais valor ao cliente.

Inscreva-se em nosso blog

Fique sabendo, antes de todo mundo, sobre novos conteúdos além de receber conteúdos exclusivos!

Loading

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco