A área de Tecnologia da Informação é muito abrangente, em função disso existem inúmeros profissionais de TI, que atuam em segmentos como: programação, segurança da informação, redes, banco de dados, análise de sistemas, engenharia de software, infraestrutura e hardware, entre outros.

Dessa forma, é muito comum confundir os profissionais e não saber exatamente o que cada um faz. Nós inclusive escrevemos um artigo falando sobre a diferença entre um desenvolvedor web e um web designer. 

Hoje falaremos sobre uma área que está em alta no mercado atualmente: a de desenvolvimento WordPress. Afinal, o WP já é o Sistema de Gerenciamento mais usado no mundo e está em constante evolução. 

O desenvolvedor WordPress tem sido cada vez mais requisitado, mas suas funções ainda não são muito claras para leigos ou para quem está iniciando agora na área. 

Inscreva-se em nosso blog

Fique sabendo, antes de todo mundo, sobre novos conteúdos além de receber conteúdos exclusivos!

Loading

A seguir, explicaremos o que faz e quais os conhecimentos necessários para ser um desenvolvedor WordPress.

O que faz um desenvolvedor WordPress?

Antes de falarmos sobre o que faz um desenvolvedor WordPress, precisamos falar um pouco mais sobre esse CMS e porque ele tem sido tão requisitado nos últimos anos. O WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo que permite criar praticamente tudo, desde sites, blogs e lojas virtuais até templates profissionais, plugins e novas ferramentas que facilitam a sua vida e a do usuário.

Ele se tornou um CMS tão popular devido aos seus plugins que ajudam a manter os sites mais completos e possuem funcionalidades que vão desde a automatização de ações de marketing até segurança do site e compartilhamento social. 

Cerca de um terço de todas as páginas da internet utilizam WordPress em seu desenvolvimento. Logo, um desenvolvedor WordPress precisa conhecer toda a sua estrutura e todo o potencial de gerenciamento que este CMS oferece.

O desenvolvedor WordPress é o profissional responsável pelo desenvolvimento de sites, blogs, sistemas completos e lojas virtuais. Além disso, ele também desenvolve temas e plugins na plataforma, tornando o site mais atraente e melhorando muito a experiência do usuário

Basicamente ele pode fazer qualquer coisa com o WordPress, estando limitado apenas pelo seu conhecimento e vontade de aprender. Para tirar o máximo desta plataforma, é necessário que o desenvolvedor WordPress tenha conhecimentos nas linguagens de programação web que ela utiliza, como HTML, CSS, PHP e JavaScript

O ideal é começar por onde se sinta mais confortável, além de estudar as possibilidades e chances de sucesso no mercado. 

A seguir falaremos um pouquinho sobre cada área que um desenvolvedor WordPress pode se especializar.

Desenvolvimento de sites, blogs e lojas virtuais

A plataforma pode ser utilizada para criar sites completos, desde blogs, sites institucionais e até mesmo lojas virtuais. A combinação de temas, plugins e codificação personalizada é utilizada para criar um site baseado nas necessidades do usuário. 

Devido a comunidade de desenvolvedores estar o tempo todo incrementando as suas funções, sua estrutura está cada vez mais robusta e escalável, permitindo o desenvolvimento de sistemas maiores e mais complexos. 

Grandes marcas como Spotify, Forbes, CNN, National Geographic e The Walt Disney Company usam WordPress em seus sites. 

Desenvolvimento de temas

O CMS também permite que o desenvolvedor WordPress crie temas/templates personalizados para os sites. O tema é a aparência visual da página e determina como os elementos (menus, textos, imagens, vídeos, etc) serão apresentados para o usuário.

Quando o WordPress é utilizado como gerenciador de conteúdo, além das inúmeras opções de temas prontos disponíveis, também é possível que eles possam ser personalizados para clientes que gostariam de um layout exclusivo. Essa é mais uma das áreas que o desenvolvedor WordPress pode se especializar.

Para o desenvolvimento de grandes sistemas ou portais do cliente, a personalização do tema tem um papel fundamental, uma vez que através dele é possível modificar toda a maneira como o website irá se comportar com os visitantes. Um exemplo disso, é a criação de temas WordPress baseados apenas na API do CMS (chamado de desenvolvimento “headless” e que iremos abordar em outro artigo).

Desenvolvimento de plugins

desenvolvedor WordPress
Você sabe o que faz um desenvolvedor WordPress? 1

Os plugins, os grandes responsáveis por tornarem a plataforma WordPress tão popular, são os responsáveis por dar funcionalidades específicas aos sites. São eles que permitem que esses sejam cada vez mais parecidos com sistemas. 

E eles podem ser criados e personalizados do zero por um desenvolvedor WordPress, estendendo as funcionalidades do sistema. Essas funcionalidades podem ser muito simples, como mostrar botões de redes sociais nos posts ou muito complexas como o plugin WooCommerce permite que um site se transforme em uma loja virtual completa.

Manutenção de Sites

Outra área que um desenvolvedor WordPress também pode se especializar é em manutenção de sites. Muitos proprietários de sites WordPress precisam de ajuda com suporte, manutenção e serviços de desenvolvimento web, afinal, existem atualizações e demandas frequentes nesta plataforma.

O desenvolvedor WordPress pode oferecer planos mensais e soluções únicas para todas as necessidades de seus clientes. 

Conhecimentos básicos para ser um desenvolvedor WordPress

Para trabalhar como desenvolvedor WordPress, alguns conhecimentos básicos são exigidos, além de conhecer toda a estrutura do CMS. A seguir listamos as principais:

  • saber instalar e configurar o WordPress corretamente;
  • ter noção intermediária de PHP e banco de dados MySQL, além de HTML, CSS e design gráfico;
  • conhecer a documentação disponível no WordPress Codex;
  • participar efetivamente da comunidade WordPress para ficar por dentro de todas as novidades e tendências.

Esperamos que com este artigo tenham ficado claras as funções de um desenvolvedor WordPress. A plataforma tem crescido muito nos últimos anos e grande parte das páginas na internet utilizam este sistema de gerenciamento. Logo, as demandas crescentes exigem que os profissionais que trabalham com programação tenham conhecimentos nesta área.

Aqui na VVerner somos especialistas em WordPress. Além do desenvolvimento de sites e lojas virtuais, também desenvolvemos temas e plugins personalizados e prestamos manutenção a sites desenvolvidos na plataforma! Para mais informações entre em contato conosco!

Inscreva-se em nosso blog

Fique sabendo, antes de todo mundo, sobre novos conteúdos além de receber conteúdos exclusivos!

Loading

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco