Para quem está começando a estudar programação agora, deve ter se deparado com uma diversidade enorme de linguagens de programação e percebido que é impossível aprender todas elas com qualidade.

Por isso, antes de escolher a qual delas se dedicar, é preciso analisar quais são as linguagens mais usadas no mercado, além de ter clareza quanto aos seus interesses profissionais. Afinal, se tornar mestre em uma linguagem que não é requisitada no mercado pode não trazer os resultados profissionais que você espera.

Neste artigo, trazemos as 8 linguagens de programação mais usadas no mercado, segundo lista da Redmonk. Este ranking leva em consideração o Stack Overflow e o GitHub, duas grandes comunidades de desenvolvedores.

Quais são as linguagens de programação mais usadas no mercado?

Antes de escolher as linguagens de programação as quais você pretende se dedicar, é muito importante analisar alguns critérios:

  • linguagens de programação mais usadas no mercado;
  • linguagens com mais demandas contínuas;
  • linguagens de programação mais escassas e mais bem remuneradas;
  • tipo de aplicações que é possível criar com ela, quais problemas resolvem e soluções que apresenta;
  • seus interesses profissionais, etc. 

Inscreva-se em nosso blog

Fique sabendo, antes de todo mundo, sobre novos conteúdos além de receber conteúdos exclusivos!

Loading

Por isso, antes de se dedicar com afinco a uma ou outra linguagem de programação é muito importante sondar o mercado e ver se vale a pena investir tempo e dedicação. Para te ajudar nesta escolha, trouxemos as 8 linguagens de programação mais usadas no mercado.

Você também pode ficar de olho em canais bacanas no Youtube que sempre trazem as principais atualizações do mundo da programação.

Dessa forma, você poderá escolher de forma mais assertiva, garantir uma boa oportunidade profissional e, consequentemente, um bom salário!

linguagens de programação mais usadas no mercado
As 8 linguagens de programação mais usadas no mercado em 2020 1
  1. Javascript

Em primeiro lugar na lista de linguagens de programação mais usadas no mercado está o Javascript. Esta linguagem foi criada em 1995 por Brendan Eich e foi pensada em tornar o front-end das aplicações web mais flexíveis e interativas, sem necessidade deste script passar pelo servidor. 

Apesar de ser uma linguagem mais antiga quando comparada com as demais, ainda é muito requisitada principalmente pela sua simplicidade. Atualmente o Javascript tem ganhado espaço tanto no desktop quanto no mobile.

Esta linguagem é bastante usada em conjunto com o CSS3 e o HTML5, que são linguagens de estilização e marcação e também com o interpretador Node.js no lado do servidor. Dessa forma, criam-se aplicações inteiras para Web usando apenas JS.

  1. Python
linguagens de programação mais usadas no mercado
As 8 linguagens de programação mais usadas no mercado em 2020 2

Python foi criada em 1991 por Guido van Rossum e tem sido bastante requisitada nos últimos anos, principalmente por ser um código de fácil leitura e fácil aprendizado. Sua popularidade é tanta que ela igualou a pontuação do Java, ficando atrás apenas do Javascript.

Essa linguagem é muito utilizada para desenvolvimento web, machine learning, automação e ciência de dados. Se você pretende seguir carreira no desenvolvimento back-end ou Full-stack, esta é uma boa opção de linguagem a ser aprendida. 

Além disso, segundo uma pesquisa do site de recrutamento indeed.com, 18% das vagas de emprego já exigem conhecimentos em Python.

  1. Java

Java começou a ser criada com o Green Project, da Sun Microsystems, em 1991. Por ser uma linguagem muito versátil, ainda continua muito popular mesmo após quase 30 anos da sua criação.

O Java é a linguagem mais usada para a criação de aplicativos Android e indicada para programadores back-end ou Full Stack. Um detalhe interessante é que apenas combinando Java com a linguagem SQL de um sistema gerenciador de banco de dados, já é possível criar aplicações inteiras para desktop.

Outros pontos positivos do Java são a sua escalabilidade (capacidade de adaptar seu programa à medida que ele cresce em número de utilizações) e sua retrocompatibilidade (códigos feitos em versões antigas continuam sendo reconhecidos pelas versões atuais).

Dessa forma, se você pretende trabalhar com desenvolvimento mobile, Java é uma das linguagens de programação mais usadas no mercado.

  1. PHP

O PHP foi criado em 1995 por Rasmus Lerdof e é usado principalmente em aplicações web, incluindo funções a uma página que o HTML não é capaz de suportar. Outras funções incluem integração entre informações de uma página e o banco de dados MySQL. 

Uma das combinação de linguagens mais conhecidas no desenvolvimento web é o que traz HTML + CSS + JavaScript para o front-end e PHP + MySQL no back-end. 

Grande parte da popularidade atual do PHP é em função dela ser a estrutura base de todos os sites desenvolvidos em WordPress.

  1. C#

C# é uma linguagem desenvolvida pela Microsoft e uma variação da linguagem C. Essa linguagem é bastante utilizada no mercado de games, no entanto, tem caído em desuso por ser mais complexa de aprender que outras linguagens, como o Python e o Javascript. 

  1. C++

Também uma variação da linguagem C, o C++ é uma versão mais atual e bastante utilizada no desenvolvimento de softwares mais robustos, como CRMs, aplicações que promovem interação entre cliente e servidor e também para jogos para computador.

  1. Ruby

Ruby é uma linguagem de programação desenvolvida por Yukihiro “Matz” Matsumoto, em 1995 no Japão. Ela foi inspirada no que havia de melhor em outras linguagens como Perl, Python, Smalltalk, Eiffel, Ada e Lisp.

Essa linguagem pode ser usada para criar aplicações desktop, em sistemas embarcados, entre outras utilidades. Através do framework Ruby on Rails, criado em 2003, é possível desenvolver aplicações web em uma velocidade bem maior que em outras linguagens.

O lado negativo é que, por usar muito processamento para compensar erros no código, ela se torna uma linguagem difícil de escalar.

Sites como Airbnb e Twitter foram construídos utilizando a linguagem de programação Ruby.

  1. CSS
linguagens de programação mais usadas no mercado
As 8 linguagens de programação mais usadas no mercado em 2020 3

Apesar de o CSS não ser considerado uma linguagem de programação e sim uma linguagem de estilo, ele é muito popular e figura na pesquisa feita pela Stack Overflow. Essa linguagem permite a definição de estilos e é usada para definir o layout e apresentação de páginas da internet, complementando outras linguagens, como o HTML. Sua principal vantagem é separar a parte estrutural escrita da parte visual.

Entre suas inúmeras possibilidades de formatação, está editar, mexer, alinhar, remover ou trabalhar no espaçamento dos elementos de uma página de modo bem fácil e prático, garantindo agilidade e flexibilidade para os elementos gráficos e textuais. Por esse motivo, desenvolvedores iniciantes e experientes sempre utilizarão nos seus projetos online, como e-commerces, blog e sites.

Para finalizar, precisamos frisar que a área de programação está mudando constantemente, com novas linguagens surgindo e as mais antigas ganhando novas atualizações com muitas funcionalidades diferentes. Por isso, o ranking de linguagens de programação mais usadas no mercado está sempre mudando.

Para manter-se atualizado, fique sempre de olho nos rankings que são lançados anualmente.

Agora que já sabe quais são as linguagens de programação mais usadas no mercado, já sabe em qual investir o seu foco e o seu tempo? Conte para nós nos comentários.

Inscreva-se em nosso blog

Fique sabendo, antes de todo mundo, sobre novos conteúdos além de receber conteúdos exclusivos!

Loading

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco