O Youtube é uma ferramenta muito utilizada atualmente, seja para procurar uma receita de bolo ou aprender uma nova habilidade. Ele se popularizou muito principalmente por causa de seus tutoriais onde podemos aprender quase qualquer coisa sem pagar um centavo por isso.

Além de você complementar os seus conhecimentos em qualquer área, você também consegue acompanhar a rotina da maioria dos profissionais. A tecnologia, por sinal, é um dos nichos mais explorados dentro da plataforma, o que é ótimo, já que a TV aberta carece desse tipo de informação. 

Aqui na VVerner nós usamos muito o Youtube, tanto para o trabalho como em nossas horas de lazer. E por termos usado muito esta ferramenta para aprender e nos atualizarmos, decidimos fazer uma lista com 12 canais sobre programação para se inscrever no Youtube. 

Você quer aprender a programar ou incrementar os seus conhecimentos de uma forma simples, descontraída e barata? Acompanhe nossa lista de canais sobre programação!

Canais sobre programação muito bacanas para se inscrever

canais sobre programação
12 canais sobre programação para se inscrever no Youtube 1

O Youtube é, sem sombra de dúvidas, uma das ferramentas mais democráticas que temos atualmente. A prova disso é uma pesquisa realizada em 2018, que estimou que o consumo de vídeos na plataforma aumentou 135% entre 2014 e 2018, enquanto o aumento do consumo de televisão ficou em apenas 13%.

Tudo isso se deve a seus conteúdos originais, em sua maioria gratuitos, e à autonomia que o Youtube oferece, onde o usuário pode pesquisar por conteúdos do seu interesse e escolher o que mais chama sua atenção. 

A seguir, trazemos 12 canais sobre programação que nós achamos muito bacanas de acompanhar no Youtube. Esperamos que vocês gostem! 

1. Código fonte TV

canais sobre programação
12 canais sobre programação para se inscrever no Youtube 2

O canal Código Fonte TV é um dos mais bacanas sobre programação e super indicado principalmente para quem está começando. O casal Gabriel e Vanessa são apaixonados por tecnologia e falam sobre programação de forma divertida e interativa. 

Com uma linguagem simples e didática, eles conseguem abordar assuntos complexos de forma criativa e fácil de entender. Apesar de não aprofundarem no tema, as dicas são ótimas para quem está começando pois eles buscam familiarizar o público com os termos e técnicas do mundo tecnológico.

Destaque do canal: para quem está começando, a playlist de “Dicionário do Programador” é muito indicada.

Receba dicas exclusivas de Programação e WordPress!

Loading

2. Curso em Vídeo

O canal Curso em Vídeo, comandado pelo professor Gustavo Guanabara, possui mais de 1 milhão de inscritos. O canal é bastante amplo, falando desde programação e tecnologia até design e empreendedorismo.

No Curso em Vídeo, como o próprio nome já diz, você encontra alguns cursos totalmente gratuitos sobre linguagem de programação, banco de dados, Photoshop, etc. O Gustavo já está a bastante tempo na internet, tendo começado com o GuanaCast, um dos primeiros podcasts exclusivos sobre tecnologia. 

Seus vídeos encantam tanto pela qualidade audiovisual quanto pelo conteúdo rico que ele apresenta. Este é um dos canais de programação que vale muito a pena conferir!

Destaque do canal: cursos gratuitos de muita qualidade!

3. Rocketseat

O canal da Rocketseat se descreve como “mais que uma plataforma de educação tecnológica, mas uma comunidade incrível de programadores em busca do próximo nível”. No canal você encontrará dicas, tutoriais de programação e assuntos recorrentes para iniciantes, como que linguagem usar, diferença entre back-end e front-end, etc.

Em um dos vídeos, o apresentador recria a interface do aplicativo Uber, mostrando como fazer. 

Destaque do canal: Periodicamente a Rocketseat produz a “Semana Omnistack”, onde ela é toda focada em uma linguagem específica, que é aprofundada bastante.

4. Canaltech

O Canaltech é um amplo canal sobre tecnologia, referência no segmento e com mais de 2,5 milhões de inscritos. O canal não é voltado diretamente à programação, mas nós indicamos muito se inscrever pois ele sintetiza as principais novidades no mundo tecnológico.

O Canaltech possui conteúdos em texto, áudio e vídeo, temas corporativos e um jornal diário. Além disso, o canal apresenta informações completas sobre diversos produtos, visando orientar os usuários. 

Destaque do canal: reviews de produtos que acabaram de serem lançados.

5. Filipe Deschamps

canais sobre programação
12 canais sobre programação para se inscrever no Youtube 3

Antes de se dedicar integralmente ao seu canal no Youtube, Filipe era CTO na empresa Pagar.me e trouxe toda a sua bagagem sobre gestão e tecnologia. Seus conteúdos são direcionados a quem está aprendendo a programar ou está ingressando no mercado de desenvolvimento.

Diferente da maioria dos outros canais, o Filipe fala sobre conceitos de programação baseados em código limpo, produtividade, entre outros, de uma maneira bem minimalista. Além disso, ele é muito carismático e dá umas dicas muito bacanas como, por exemplo, coisas que ele gostaria de ter descoberto antes de começar a programar. 

Destaque do Canal: Com frequência o Filipe faz colabs com outros canais para se aprofundar e desmistificar determinados tópicos! 

6. Universo programado

O canal Universo Programado, do estudante de Ciências da Computação Victor Dias, é focado em programação e inteligência artificial, tema pelo qual ele é apaixonado. No canal, Victor tenta mostrar o lado criativo e interessante da programação. 

Se você curte algoritmos e inteligência artificial, este é um dos canais sobre programação que você vai adorar!

Destaque do canal: O vídeo “Ensinei uma IA a dirigir um carro” foi o que impulsionou o crescimento do canal. Sem dúvida é uma visualização obrigatória.

7. Programador BR

O canal do Igor Oliveira, o Programador BR, também é muito interessante para programadores e aspirantes a programadores. Com vários vídeos durante a semana e diversos tutoriais, o canal traz dicas práticas para quem quer aprender a programar e criar aplicações web úteis e de qualidade.

Além de programação, Igor também fala sobre carreira e empreendedorismo. Vídeos como “Quanto ganha um programador”, “Como conseguir uma vaga de emprego na área” e “ O caminho mais rápido para ganhar dinheiro com programação” são frequentes em seu canal. 

O programador também disponibiliza cursos gratuitos e pagos em seu canal.

Destaque do canal: certamente os vídeos em formato de dicas para quem está começando.

8. DevMedia

A DevMedia é a maior plataforma para desenvolvedores da língua portuguesa. Seu lema é “Estude programação se divertindo e aprenda mais”. No canal você encontra diversos cursos gratuitos e pagos para quem é apaixonado por código-fonte.

Um detalhe bacana é que a plataforma trata de todas as linguagens de programação e disponibiliza também DevCasts, artigos, exercícios gamificados, fórum de discussão, notícias e recrutamento de programadores. O conteúdo é atualizado diariamente. 

Se você é programador ou quer se tornar um, com certeza este é um dos canais sobre programação que você precisa se inscrever.

Destaque do canal: recentemente o canal está fazendo reviews das provas de programação de candidatos a vagas da empresa.

Canais sobre programação estrangeiros

Separamos também alguns canais internacionais muito bacanas!

  1. DevEd: focado em desenvolvimento frontend e JavaScript;
  2. FireShip: tecnologias explicadas em 100 segundos ou menos!
  3. Web Dev Simplified: dicas de desenvolvimento web;
  4. Live Overflow: tópicos de segurança e competições de hackers.

Essa é a nossa lista com alguns dos canais sobre programação que achamos mais bacanas. Existem muitos outros! 

Você conhece algum canal legal no YouTube que ensina programação ou fala sobre tecnologia de uma maneira geral? Deixe nos comentários para atualizarmos a  nossa lista.

3 comentários em “12 canais sobre programação para se inscrever no Youtube

  1. Bruno Soares comenta:

    Você acha que ainda é possivel ganhar dinheiro no youtube?
    Sinceramente eu vejo uma galera tentando e não
    conseguindo nada, estou na duvida se aposto no youtube ou
    não. Desde já agradeço pelo conteúdo!

    • Vinicius Verner comenta:

      Fala Bruno! Boa noite,

      Aqui é o Vinicius, cara, acredito que para viver exclusivamente da monetização do YouTube você precisará dedicar bastante tempo e esforço até atingir um bom volume de visualizações. Muitos canais acabam apostando em monetização via links de afiliados (como o Filipe Deschamps faz na newsletter diária) e também conteúdo “premium” como dicas exclusivas, áreas de membros e etc.

      Espero ter ajudado, sucesso com seu canal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco