Uma dúvida muito comum para quem está ingressando no mercado de TI e também para aqueles que não trabalham na área é a diferença entre um desenvolvedor web e um web designer. Afinal, são duas áreas que se complementam e as dúvidas sobre o que cada profissional faz são frequentes.
Embora elas se complementem, definitivamente não são a mesma coisa. Para sanar as dúvidas de uma vez por todas, escrevemos este artigo onde falaremos sobre a diferença entre um desenvolvedor web e um web designer.
Se você está em dúvida de qual carreira seguir, não deixe de ler!
Entenda a diferença entre um desenvolvedor web e uma web designer
É muito comum que o desenvolvedor web e o web designer pareçam estar altamente relacionados. Mas existem muitas diferenças em seus trabalhos, mesmo que nem sempre isso seja visível para um público mais leigo na área.
Não é possível afirmar qual das duas áreas é a mais importante porque elas desempenham funções completamente diferentes, mas se complementam. Se você quer criar um site bonito, funcional e com boa navegabilidade, vai precisar de ambos.
Embora seja possível encontrar profissionais que executem as duas funções juntas, é muito provável que nem tudo saia perfeito. A melhor opção sempre será contratar dois profissionais diferentes e que sejam especialistas em sua área.
Manual do dono do site WordPress
Um guia abrangente especialmente elaborado para proprietários não técnicos sobre como fazer a manutenção do site feito com WordPress.
Para esclarecer de uma vez por todas o que cada profissional faz, acompanhe a seguir a diferença entre um desenvolvedor web e um web designer.
O que é um desenvolvedor web?
O trabalho principal de um desenvolvedor web é usar o layout fornecido por um web designer e construir a espinha dorsal da aplicação. Ele pega a estrutura ou projeto do site e transforma em código e, por isso, precisa ser uma pessoa mais lógica, objetiva e analítica.
Por mais que um desenvolvedor web não realize trabalho de design, ele geralmente colabora estreitamente com o web designer durante todo o processo.
Existem diversas subdivisões na carreira de um desenvolvedor web, as mais conhecidas são:
- desenvolvedor Front-end: se concentra na experiência do usuário, ou seja, nos aspectos visuais, interativos e tudo que o visitante vê. Usa códigos com linguagens como CSS, HTML e JavaScript e pode se especializar no desenvolvimento de CMS (por exemplo, WordPress);
- desenvolvedor Back-end: se concentra nas configurações do servidor e consultas de banco de dados. Usa linguagens de programação avançadas como PHP, Java e SQL e trabalha com todas as funcionalidades mais complexas de um site.
É muito importante que o desenvolvedor web tenha conhecimento das duas áreas (fullstack), mas muitos acabam se especializando em apenas um tipo de desenvolvimento. Por isso, é comum que mais de um desenvolvedor web trabalhe no desenvolvimento de uma mesma aplicação.
O que é um web designer?
O web designer é o profissional que é responsável pelo design (UI) de uma aplicação web. Cabe a ele projetar interfaces atraentes e eficazes de maneira a proporcionar uma excelente experiência ao usuário (UX), atendendo suas necessidades e motivações.
É muito importante que este profissional domine conceitos e tendências do design para web, conceitos de identidade visual e padrões de cores, usabilidade, além de ferramentas de edição, como o Photoshop e o Illustrator. Também é interessante que ele possua habilidades com HTML, CSS e JavaScript.
O web designer passa por um longo processo de pesquisa, planejamento, testes e validações antes de se comprometer com o design final de um site.
Dentre os web designers também há algumas especialidades, como o designer de experiência do usuário (UX) que cria um site totalmente focado na experiência e nas necessidades do cliente. E o designer de interface do usuário (UI), focado em melhorar a maneira como os usuários interagem com elementos (interface) em seu site.
Quando você visita um site e percebe que ele tem um visual agradável e harmônico, significa que o trabalho do web designer foi bem efetuado.
Resumindo: a principal diferença entre um desenvolvedor web e um web designer é que enquanto o designer decide a aparência geral de um site, o desenvolvedor transforma essa visão em um site funcional, construindo a estrutura principal usando linguagens de codificação. O desenvolvedor usa seu conhecimento de programação para transformar a visão criativa do web designer em uma aplicação.
Assim como um site visualmente desagradável pode afastar o usuário, se ele tiver um mau funcionamento, a mesma coisa pode acontecer. E dependendo da atuação dele, sua marca pode ser aceita ou rejeitada antes mesmo que o usuário tenha acesso a algum conteúdo.
Por isso, é fundamental ter uma equipe trabalhando na criação e execução de um projeto. O compartilhamento de ideias e feedback faz com que o produto final seja de qualidade superior e tempo recorde.
Esperamos que com este artigo a diferença entre um desenvolvedor web e um web designer tenha ficado claro para você. Se ainda ficou com alguma dúvida, por favor deixe seu comentário para que possamos esclarecer.
Continue lendo
Entenda como funciona a hospedagem de sites
Se você está pensando em ter um site próprio ou uma loja virtual, vai obrigatoriamente [...]
Filmes sobre empreendedorismo: 10 filmes para inspirar você!
Por isso, fizemos uma lista com 10 filmes sobre empreendedorismo para te inspirar! Separe a [...]