A experiência do usuário nunca foi tão difundida quanto atualmente, afinal há alguns anos o comércio online vem conquistando um espaço cada vez maior. 

Neste ano, principalmente por causa da quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus, as vendas online aumentaram consideravelmente fazendo com que muitas empresas repensem o seu negócio, expandindo-o para o ambiente digital.

No entanto, com a concorrência cada vez mais acirrada e os consumidores cada vez mais exigentes, não basta ter um bom produto e um site com um bom design. É preciso investir na experiência do usuário, fator este que pode significar o sucesso ou o fracasso da sua empresa!

Afinal, quanto melhor for essa experiência, maior será a satisfação do usuário e consequentemente a chance de se tornar um cliente fiel e indicar o seu negócio. Assim como se a experiência for ruim, a reputação da sua empresa pode ser manchada, fazendo com que a sua cartela de clientes diminua.

Os consumidores modernos querem realizar as suas atividades diárias e compras de maneira simples, prática e agradável, no conforto de seus lares e com empresas que estejam interessadas em lhe oferecer algo a mais do que a venda de um produto. Por isso, é fundamental que você saiba todos os aspectos que envolvem a criação da experiência do usuário, de maneira a conquistar o seu público.

Inscreva-se em nosso blog

Fique sabendo, antes de todo mundo, sobre novos conteúdos além de receber conteúdos exclusivos!

Se você ainda tem dúvidas do que é a experiência do usuário e da importância dela para o seu site ou aplicativo, continue lendo este artigo!

O que é a experiência do usuário?

A experiência do usuário ou “UX” (do inglês user experience) é um termo utilizado para descrever um conjunto de atributos que determina o quão satisfatória é a experiência de um usuário em um site, aplicativo ou serviços digitais que uma empresa oferece.

A experiência do usuário leva em consideração as emoções e percepções do visitante antes, durante e após a compra do produto ou serviço. Existem diversos elementos que contribuem para que essa experiência seja boa ou ruim, sejam eles referentes ao funcionamento técnico e estrutural ou quanto ao valor que o conteúdo acessado gera para os usuários.

Precisamos ressaltar que a experiência do usuário não é a mesma coisa que o design da experiência (UI), pois enquanto o primeiro é o que os usuários realmente experienciam, o segundo são elementos reunidos para influenciar esta experiência. Afinal, existem elementos que fogem ao controle do designer e também influenciam na experiência do usuário. 

A UX costuma envolver marca, design, usabilidade e função de um produto ou serviço. Ou seja, a satisfação de um consumidor não depende mais unicamente da qualidade, o que faz com que as empresas tenham que despender esforços cada vez maiores para ter uma presença digital atraente.

O termo “user experience” foi cunhado no início dos anos 90 por Donald Norman, quando ele era Vice-Presidente do Advanced Technology Group da Apple. Ele acreditava que termos como Interface de Usuário e Usabilidade limitavam muito o quanto o trabalho dele representava, por isso criou o termo “User Experience Architect Group” para definir o seu cargo na companhia.

Pilares da experiência do usuário

experiência do usuário
A experiência do usuário: o que é e como conquistar o seu público digital 1

Para que o seu site proporcione uma boa experiência para seus usuários, você precisa unir diversas práticas e elementos de maneira que a jornada do visitante seja intuitiva e agradável. A seguir, estão os principais pilares que compõem a UX:

  • atrativo visual: é comum as pessoas falarem que “a primeira impressão é a que fica”, certo? Quando falamos em experiência do usuário, na maioria das vezes você nem terá a chance de dar uma segunda impressão aos visitantes caso a primeira não seja interessante. Por isso, a apresentação visual do seu site precisa ser atraente e agradável. Dessa forma, o usuário permanecerá mais tempo na sua página;
  • utilidade e intuitividade: no entanto, nem só de valor estético é formada a experiência do usuário. Seu site precisa ser altamente funcional e oferecer valores agregados que facilitem a vida do visitante. De nada adianta uma página com um design perfeito e com ótimos recursos se o usuário não souber utilizá-la;
  • acessibilidade: é muito importante que o seu site conte com recursos de acessibilidade, que facilitem o acesso às pessoas que tenham restrições físicas, como deficientes visuais, por exemplo. Além disso, a responsividade do seu site também é fundamental, visto que grande parte dos usuários acessam conteúdos de seus telefones. Sua página precisa estar apta a ser acessada de diferentes dispositivos;
  • credibilidade e confiabilidade: para contribuir para a experiência do usuário, o seu site precisa estar livre de erros e transmitir credibilidade. Todas as funcionalidades precisam cumprir exatamente o que prometem. Além disso, toda a jornada do usuário precisa ser segura e confiável; 
  • desempenho técnico: além de o seu site ter um design atraente e ser funcional, ele precisa ter uma boa velocidade de carregamento e um bom desempenho técnico. Além disso, sites com bom desempenho são valorizados pelos algoritmos dos buscadores;
  • proximidade: um dos elementos que mais cativa os usuários e favorece a experiência é a proximidade que a marca tem com o seu público. Quando uma empresa se conecta emocionalmente com o usuário, o engajamento aumenta e as conversões acontecem;
  • originalidade: por último e não menos importante está a originalidade. Empresas que possuem uma identidade própria conquistam os usuários e proporcionam boas experiências.

Por que a experiência do usuário é tão importante?

experiência do usuário
A experiência do usuário: o que é e como conquistar o seu público digital 2

Certamente já deve ter acontecido com você de entrar em um site e ele ficar travando a todo momento, mostrando mensagens de erro ou com um banner enorme de propaganda que cobria todo o conteúdo principal, certo? O que você fez? Provavelmente nunca mais entrou neste site, não é mesmo?

Essas são apenas algumas experiências negativas que um usuário pode ter em um site ou aplicativo. O mais importante é saber que, se o usuário não tiver uma experiência positiva no seu site e decidir abandoná-lo, você perderá um cliente e consequentemente, perdendo dinheiro. 

Se o seu site ou aplicativo não tem uma boa usabilidade, ele pode prejudicar a reputação e a imagem da sua marca. Logo, uma boa experiência do usuário agrega valor, converte usuários em cliente e torna-os fiéis, fazendo também com que eles compartilhem experiências positivas sobre a sua marca.

Outro fator importantíssimo é que a experiência do usuário gera um efeito de diferenciação em relação à concorrência. Em um mercado cada vez mais competitivo, ter essa vantagem é fundamental. 

Como melhorar a experiência do usuário?

experiência do usuário
A experiência do usuário: o que é e como conquistar o seu público digital 3

Agora que você já sabe o quão importante é a experiência do usuário para a sua empresa, pode e DEVE aprofundar práticas que melhorem a interação do consumidor com a sua marca. Você precisa se perguntar constantemente: “como eu posso melhorar a experiência do meu cliente?”

Leve sempre em consideração a sua própria experiência como usuário em outros sites e aplicativos. O que é importante para você? Que elementos fazem com que você permaneça em um site por mais tempo e decida comprar de uma marca e não de outra? E o mais importante: o que faz você definitivamente não querer acessar um site nunca mais?

Todas essas informações são importantíssimas para que você consiga inserir a experiência do usuário dentro da cultura da sua empresa. Você também precisa estar sempre atento no que dizem os seus usuários, fique atento a feedbacks.  A seguir, passaremos as principais práticas que impulsionam a experiência do usuário:

  • clareza dos valores da empresa: em primeiro lugar, você precisa ter muito claro quais são os valores da sua empresa e de que maneira você quer que ela seja reconhecida. Depois disso, você precisa pensar em formas de comunicar esses valores para os seus usuários;
  • conteúdos interativos: para que você consiga se destacar dos concorrentes, precisa criar conteúdos dinâmicos e interativos que prendam a atenção dos usuários. Você pode adicionar ao seu site e-books de conteúdos relevantes, infográficos e tutoriais, além de vídeos interessantes e landing pages;
  • conheça padrões de design: é muito importante conhecer os principais padrões de design e usá-los a seu favor. Padrões que são facilmente reconhecidos pelos usuários facilitam a experiência em seu site;
  • produza conteúdo de valor: entregar conteúdo de valor é fundamental para a experiência do usuário, pois traz credibilidade para a sua marca e faz com que os usuários se sintam mais próximos da empresa e interajam por mais tempo. Textos e mensagens bem escritos e um blog com conteúdo relevante ajudam a melhorar a experiência do usuário. A identidade visual e o design do seu site também são muito importantes e devem ter uma atenção especial. Você deve encontrar um equilíbrio entre as funcionalidades e design para usuários iniciantes e usuários mais avançados ;
  • cuidado com a responsividade: pensar na experiência do usuário em todos os tipos de dispositivos precisa ser uma das suas primeiras preocupações, afinal, cada vez mais os usuários utilizam principalmente os dispositivos móveis para fazer as suas atividades.;
  • utilize formulários simples: usar formulários complexos que exigem que o visitante tenha que preencher diversos dados para ter acesso a um e-book, por exemplo, fazem com que a experiência do usuário não seja tão boa. Opte sempre por formulários simples que peçam somente as informações necessárias;
  • conheça e investigue constantemente o perfil dos seus usuários: se você quiser proporcionar uma bela experiência aos seus usuários, precisa conhecê-los! Fazer pesquisas e entrevistas com eles é uma boa forma de conseguir informações úteis. Lembre-se que o perfil pode mudar com o passar do tempo e por isso você precisa estar sempre investigando;
  • mantenha o seu site rápido e otimizado!

Finalizando: se você quer ter um produto ou serviço de sucesso, precisa priorizar a experiência do usuário. Grandes marcas que estão há bastante tempo no mercado sabem que ela faz uma grande diferença na decisão de compra e no relacionamento com o cliente. 

As vendas online estão cada vez mais concorridas e para que você consiga ter o seu lugar ao sol, precisa de uma presença digital forte! Você precisará anotar ideias, testá-las, medir os resultados e estar em busca constante da melhor experiência possível para os seus usuários!

Não esqueça de compartilhar conosco o que você já faz para melhorar a experiência dos seus usuários!

Inscreva-se em nosso blog

Fique sabendo, antes de todo mundo, sobre novos conteúdos além de receber conteúdos exclusivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco