O que são Testes A/B?
Testes A/B outestes Split,como também são conhecidos, são testes que medem qual versão de uma determinada alteração no seu site irá trazer mais resultados positivos para sua estratégia. Okay, essa não foi a explicação mais amigável que eu poderia ter feito, então vamos a uma mais simples.
Imagine que você passou um mêsotimizando o SEOda sua página ou vai fazer uma super campanha de ads que levará seus visitantes a umalanding pagepara que eles se convertam em leads. Dessa forma, seu time de venda poderá começar a trabalhar e bater metas incríveis. Bacana né?
Agora você está no meio da campanha, com média de conversão de 43% e recebe o seguinte feedback:
“Eu acho que se alterarmos a cor deste botão para “laranja” nossas conversões vão para 60%!”
O que você faria?
- Confia no seu companheiro e altera a cor do botão;
- Mantém o botão na cor atual e garante a conversão de 43%.
Espero que você não tenha escolhido nenhuma das opções acima! A resposta correta seria:
Manual do dono do site WordPress
Um guia abrangente especialmente elaborado para proprietários não técnicos sobre como fazer a manutenção do site feito com WordPress.
“Entendo, vamos fazer umteste a/be ver se você está certo!”
Ao realizar o teste a/b, você vai redirecionar metade dos seus visitantes para a página com o botão original e a outra metade para a página com o botão laranja.Tudo de maneira aleatóriapara não tendenciar os resultados.
Ao final do período estipulado para o teste, você terá números de referência para saber se realmente vale a pena, ou não, alterar a cor do botão. Melhor não é mesmo?
Como fazer testes a/b?
Você deve estar se perguntando…
“Tá, mas isso vai ser muito complicado de fazer. Como eu vou configurar minha campanha para metade ir para um lugar e metade ir pra outro? Terei que fazer duas campanhas!?“.
Calma meu parceiro! Felizmente existem algumas ferramentas (gratuitas e pagas) que irão te auxiliar nesse tipo de teste e eu vou listá-las aqui embaixo.
Ferramenta 01 para fazer testes a/b no WordPress:
Google Optimize(gratuita)
A primeira ferramenta que gosto de apresentar para esse tipo de solução é oGoogle Optimize. Por ser do Google, já sabemos que teremos resultados confiáveis.
O Google Optimize permite que você execute três tipos diferentes de testes:
- teste A / B– teste duas ou mais versões da mesma página uma contra a outra;
- teste multivariável– teste dois ou mais elementos em uma página para ver qual combinação cria o melhor resultado;
- teste de redirecionamento – envie os visitantes para duas ou mais URLs completamente diferentes. Isso é tecnicamente também um teste A / B, o Google Optimize apenas o divide em uma opção separada.
Na maioria dos casos o teste de redirecionamento é mais fácil porque você consegue copiar e colar o mesmo conteúdo em outras duas páginas separadas e então fazer as edições que achar necessário. Enquanto a opção de multivariáveis é mais simples e podem acabar ficando mais complicadas de editar via código.
Eu pessoalmente não penso que seja interessante realizar testes a/b com mais de uma variável por teste ( por exemplo, se for testar apenas a cor de um botão, altere apenas ela e nada mais ). Salvo casos de testes de layout.
Lembre-se! Com exceção doteste de redirecionamento, as outras duas serão necessárias fazer a edição via código puro!
Ferramenta 02 para fazer testes a/b no WordPress:
Construtores visuais e temas premiumcomo oElementor,DivieThrive
Por ser uma funcionalidade muito relevante, alguns construtores visuais e temas pagos do WordPress possuem extensões (como o Elementor e Thrive) ou funcionalidades nativas (Divi) para realizar tais testes de conversão.
Caso você já tenha usado ou faça uso destes plugins, é uma boa ideia dar uma chance a eles para não precisar depender da instalação de outro plugin ou ferramenta em seu site. Lembre-se do que eu faleineste postsobre isso!
Ferramenta 03 para fazer testes a/b no WordPress:
Simple Page Tester(gratuita e com versão paga)
Basicamente faz as mesmas funções do Google Optimize, mas com um grande porém:na versão grátis não temtrackeamentode eventos e conversões.
“Tá, mas então porque ele está aqui?”, você deve ter falado agora.
Mas você deve levar em consideração o seguinte:
- essa “falha” do plugin pode ser facilmente contornada com o auxílio do Google Tag Manager;
- ele não é restrito a um construtor de páginas (como no caso das ferramentas 02);
- devido ao fato de o plugin ser nativo e open source como o WordPress, eu recomendo.
E você parceiro, já conhecia os testes A/B ou usa alguma ferramenta específica para realizá-los? Se você conhecer alguma que não está na lista, deixe ela nos comentários que farei questão de testar em um dos meus projetos e trazer um review aqui para o Linkedin!
Continue lendo
O que é Kanban? Tudo o que você precisa saber sobre este método
Você sabe o que é Kanban? Se você já ouviu falar em just in time [...]
Como criar site no WordPress: saiba tudo!
Criar um site para sua empresa, startup ou blog é um grande passo! Fico feliz [...]