Os plugins WordPress são um dos principais responsáveis por este sistema ter se tornado o maior gerenciador de conteúdo do mundo. Muito mais do que apenas ferramentas de suporte para a manutenção das páginas, os plugins ajudam a manter os sites mais completos e possuem funcionalidades que vão desde a automatização de ações de marketing até segurança do site e compartilhamento social.

Existem milhares de plugins gratuitos e pagos que facilitam em muito a rotina de quem precisa gerenciar blogs, sites e e-commerces. E se por acaso você precisa de uma funcionalidade muito específica para o seu site, que nenhum plugin existente consegue atender, você sempre poderá criar um para suprir a sua necessidade.

Os plugins são os grandes responsáveis por personalizar o seu site e melhorar a experiência do usuário! Por isso, decidimos falar um pouco mais sobre eles.

Neste artigo você vai encontrar tudo que precisa saber sobre os plugins WordPress e o que eles podem fazer pelo seu site.

O que são os plugins WordPress?

Plugins são recursos adicionais usados para otimizar a gestão e a operação de sites e lojas virtuais, tornando-os mais completos e com funcionalidades que são essenciais para que você ofereça melhores experiências para o usuário. Resumindo: são ferramentas que fazem com que o seu site WordPress se destaque da concorrência.

Existem muitas tarefas que se você tivesse que realizar manualmente, dariam um trabalhão e tomariam muito do seu tempo. Os plugins WordPress servem para alterar as características dos sites desenvolvidos nesta plataforma, tornando-os mais produtivos. 

O mais bacana é que você mesmo pode instalá-los de acordo com o que o seu site precisa. Só tome cuidado para não baixá-los sem necessidade e em grandes quantidades pois podem prejudicar o desempenho do seu site e deixá-lo desprotegido. 

No diretório de plugins do WordPress existem mais de 50 mil plugins à disposição, que ajudarão a personalizar o seu site, atendendo as necessidades específicas de cada projeto. 

O que os plugins WordPress podem fazer pelo seu site?

Você já deve ter percebido o quanto os plugins WordPress são importantes para o seu site, não é mesmo? Eles são capazes de melhorar a segurança, o desempenho e outros inúmeros fatores que afetam a usabilidade e consequentemente a experiência do usuário.

Existem plugins que são focados na velocidade de um site e otimizam as imagens ou ajudam na renderização do layout. Outros ajudam a complementar a estratégia de conteúdo através de botões coloridos, faixas promocionais, chatbots, etc.

Eles também podem ser usados para otimizar o seu site para mecanismos de busca ou proteger contra spammers. Conectar os usuários com as mídias sociais e colocar enquetes. 

Receba dicas exclusivas de Programação e WordPress!

Loading

São muitas as finalidades dos plugins WordPress e com certeza eles são a solução caso você esteja precisando de novas funções em seu site.

Plugins WordPress personalizados

plugins WordPress
Precisando de novas funções? Saiba tudo sobre os plugins WordPress 1

Como vimos acima, são infinitas as funções que os plugins WordPress podem desempenhar. Apesar disso, é muito comum você não encontrar um que supra a sua necessidade. 

Você pode querer alguma personalização muito específica para o seu site, ou pode querer inovar e disponibilizar funcionalidades que os outros sites não possuem. Nesse caso, você sempre pode personalizar um plugin para que ele atenda às suas necessidades. 

Isso é o que nós da VVerner fazemos, nós desenvolvemos o seu próprio plugin de acordo com a demanda do seu projeto. Com um plugin personalizado, você tem o controle total das funcionalidades que ele executa e ainda evita a sobrecarga de códigos que um plugin genérico teria.

Com o uso criterioso e a instalação dos plugins adequados para o seu site, você ganhará produtividade e notará melhorias incríveis. 

A seguir, apresentamos os principais cuidados que você precisa ter ao utilizar plugins do WordPress:

  • verificar se ele não foi abandonado (mais de 1 ano sem atualizações);
  • conferir a seção faq e comentários para conferir se ele realmente atende a necessidade;
  • alguns plugins são “premium” (como ACF PRO e Elementor PRO), portanto faça a compra deles nos sites oficiais e nunca, em hipótese alguma, utilize plugin piratas.

Fizemos uma seleção com os nossos plugins wordpress gratuitos favoritos. Confira a seguir:

  1. Advanced Custom Fields
  2. Akismet Anti-Spam
  3. AMP
  4. Autoclear Autoptimize Cache
  5. Autoptimize
  6. Contact Form 7
  7. Contact Form CFDB7
  8. iThemes Security
  9. Rank Math SEO
  10. Really Simple SSL
  11. Smush
  12. Postman

Procurando plugins para desenvolvedores? Clique aqui! 

Você ainda ficou com alguma dúvida do que é um plugin WordPress? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco