Dia após dia novas tecnologias são inventadas no mundo todo, desde produtos e aplicativos que facilitam o dia a dia das pessoas até novas formas de gerenciar uma empresa, por exemplo. Por isso, as pessoas que se mantêm informadas acabam saindo na frente das demais. 

Logo, manter-se atualizado sobre a sua área de atuação é imprescindível para ser um bom profissional, principalmente se você ocupa um cargo de gestão. E os livros continuam sendo uma das principais formas de obter conhecimento!

Para o profissional que trabalha com gestão de projetos a busca constante por conhecimento e tendências de mercado não é nenhuma novidade. Mesmo com inúmeras especializações e certificações é muito importante continuar buscando conhecimento.

A experiência de outros profissionais, bem como boas práticas utilizadas por outras empresas pode agregar ainda mais conhecimento e por isso decidimos fazer uma lista com livros que todo gestor de projetos deveria ler.

Livros que todo gestor de projetos deveria ler

Para que um profissional possa se tornar um excelente gestor de projetos, ele precisa dominar uma série de habilidades e competências que são inerentes à função. No entanto, nem todos nós nascemos com talento para algumas delas. 

A boa notícia é que elas podem ser desenvolvidas e a experiência de outros profissionais relatada em livros pode ajudar muito! Por isso, a seguir está uma seleção com 5 livros que todo gestor de projetos deveria ler. Esperamos que gostem!

Guia PMBOK, Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos – PMI (Project Management Institute)

livros gestor de projetos
5 livros que todo gestor de projetos deveria ler 1

O Guia PMBOK é leitura obrigatória para todos os gestores de projetos, afinal, apesar de ter sido publicado há mais de 20 anos ainda é a maior referência em gestão de projetos no mundo todo. O livro se trata, na verdade, de uma coletânea das melhores práticas empregadas em projetos ao redor do mundo e documentadas pelo PMI (Project Management Institute).

O livro já está em sua sexta edição e é considerado indispensável para conquistar a certificação PMP (certificação internacional para trabalhar como Gestor de Projetos). Nesta última versão há um maior enfoque no mundo empresarial e preparação para o mercado. O Guia PMBOK também inclui abordagens para ambientes ágeis, iterativos e adaptativos.

Outros conteúdos que você encontra neste livro são o papel do gestor e o código de ética e conduta profissional, os processos de gestão de projetos e o ciclo de vida e desenvolvimento. 

Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo – Jeff Sutherland

5 livros que todo gestor de projetos deveria ler - Deise Dilkin
5 livros que todo gestor de projetos deveria ler 2

Esse livro é muito interessante principalmente para quem está começando no gerenciamento de projetos. O método Scrum foi criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber na década de 90 e tinha como objetivo fazer com que as equipes de desenvolvimento de software entregassem seus projetos dentro do prazo, aumentando a produtividade das empresas.

Receba dicas exclusivas de Gestão de Projetos!

Loading

Este método de trabalho tem revolucionado os processos de gestão e liderança principalmente pela sua praticidade e aplicabilidade a praticamente qualquer tipo de projeto. Além disso, de acordo com pesquisas conduzidas pelo próprio Sutherland, utilizando a metodologia Scrum é possível aumentar a produtividade em até 400%.

A leitura do livro é fácil e conta com muitas histórias reais para ilustrar os conceitos apresentados. Recomendamos fortemente este livro também para os amantes de gestão ou para líderes que querem conhecer outras maneiras de gerir as suas equipes.

PDF do livro Scrum: a arte de fazer o dobro

A arte da guerra – Sun Tzu

gestor de projetos
5 livros que todo gestor de projetos deveria ler 3

Este livro foi escrito há mais de 2500 anos como um manual estratégico para conflitos armados. No entanto, ele pode ser aplicado em diversas outras áreas da vida com suas lições sobre liderança e planejamento.

Sun Tzu, general e estrategista chinês, acreditava que era responsabilidade de um general assegurar que os seus soldados entendessem as suas ordens. Além disso, ele acreditava que era essencial conhecer a si mesmo, ao inimigo, ao contexto e ambiente em que estavam inseridos.

Os conflitos e guerras são um mal necessário, mas devem ser evitados sempre que possível. Ao mesmo tempo em que ensina como um combatente sair vitorioso, ele dá dicas de como evitar ou corrigir erros que são cometidos por gestores. 

Este livro inspirou muitos outros autores de áreas como esportes e economia devido às suas inúmeras lições de estratégia, psicologia, economia, política, história e assim por diante. Por ser muito objetivo e didático, A arte da Guerra pode ser muito útil para o gestor moderno.

PDF do livro A Arte da Guerra – Sun Tzu

O monge e o executivo – James C. Hunter

gestor de projetos
5 livros que todo gestor de projetos deveria ler 4

O monge e o executivo é mais um livro que fala sobre a importância da liderança e de aprimorar as nossas habilidades humanas. Ele é altamente recomendado para profissionais que ocupam cargos de gestão, afinal, liderança é uma das características essenciais para ser um bom gestor.

O livro também destaca que grande parte dos líderes da história possuíam algo de cativante que encantava as pessoas. O objetivo de O monge e o executivo é justamente mostrar a importância de liderar em todas as áreas de nossas vidas, seja ela pessoal ou profissional e como se tornar uma pessoa melhor para o mundo. É uma história sobre a essência da liderança.

PDF do livro O monge e o executivo

Gerenciamento Ágil de Projetos – Vitor L. Massari

gestor de projetos
5 livros que todo gestor de projetos deveria ler 5

Outro livro indispensável para gestores de projetos é o Gerenciamento Ágil de Projetos. O livro aborda os principais métodos de gerenciamento ágil de projetos, como o Kanban, Scrum, Lean, XP e FDD.

É, na verdade, um guia de como gerenciar projetos seguindo a metodologia Ágil do início ao fim. Para profissionais que queiram se preparar para a certificação PMI-ACP® (certificação internacional para Gestores de Projetos Ágeis), este livro é um guia essencial.

Para finalizar: precisamos ressaltar que nenhum desses livros sozinho terá conhecimento suficiente para formar um bom gestor de projetos. Afinal, cada empresa é diferente e a ideia é justamente expandir os horizontes e buscar informações das mais diversas áreas. 

Além disso, existem milhares de livros tão bons quanto estes, esta é apenas uma seleção particular nossa. Mas esperamos que você não deixe nunca de se atualizar e buscar conhecimento. Com certeza não se arrependerá da leitura de nenhum destes livros.

Quais são as suas sugestões de livros que todo gestor de projetos deveria ler? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco