Terceirizar a equipe de TI é uma solução prática e uma aposta no futuro da empresa!

Atualmente, todas as empresas, sejam elas pequenas, grandes ou de segmentos variados, precisam utilizar soluções tecnológicas. Com a quarta revolução industrial chegando, ao menos uma página na internet, um sistema de controle financeiro ou de estoque, as organizações precisam ter para manter as suas atividades em pleno funcionamento.

Dessa forma, o setor de TI torna-se cada vez mais indispensável. São esses profissionais que cuidam de toda a infraestrutura tecnológica e garantem que softwares e sistemas essenciais para o funcionamento da empresa estejam operando.

No entanto, manter uma equipe de TI pode ser, além de ineficiente, bastante oneroso para a empresa. Contratar um desenvolvedor experiente ou uma equipe multidisciplinar é caro e não garante produtividade e segurança para o seu negócio.

Como solução prática surge a terceirização desse serviço, de modo a diminuir e melhorar os processos, de maneira que a empresa consiga focar a atenção em sua estratégia de negócio.

Decidir terceirizar a sua equipe de TI, no entanto, está longe de ser apenas uma decisão econômica e administrativa. Além de garantir redução de custos com funcionários, ela assegura maior qualidade, produtividade, suporte constante e maior segurança dos dados da empresa.

Além disso, você pode terceirizar parcial ou integralmente a sua equipe de TI, escolhendo quais processos quer manter internamente e quais quer terceirizar.

Terceirizar a equipe de TI é uma aposta no futuro da empresa, garantindo resultados práticos. E é sobre isso que falaremos nesse artigo. 

O que pode ser terceirizado?

terceirizar a equipe de TI

Hoje, a empresa pode optar em terceirizar a TI parcial ou integralmente. Caso tenha interesse em terceirizar apenas alguns processos, pode-se contratar soluções de acordo com as suas necessidades e durante o período que desejar.

A empresa pode contratar desde serviços de manutenção rotineiros e a parte de hardware até desenvolvimento de sites e plataformas para os seus clientes. Dessa forma, terá à sua disposição uma equipe qualificada que conseguirá lidar com as mais diversas tecnologias.

No entanto, atualmente pode ser viável terceirizar toda a parte estrutural e operacional, ficando somente as decisões estratégicas a cargo da empresa.

Até mesmo o suporte, que é uma das principais vantagens de se manter um departamento de TI dentro da organização, pode ser terceirizado. As empresas contratadas possuem equipes especializadas em resolver crises e prestar suporte de maneira muito mais eficaz do que a sua equipe seria capaz.

Principais benefícios ao terceirizar a equipe de ti

terceirizar a equipe de ti

Os benefícios gerados ao terceirizar a equipe de TI são ilimitados, dependendo apenas da necessidade estratégica de cada empresa e dos ganhos que cada equipe pode extrair desta solução. A seguir, vamos te apresentar os principais deles:

➔  Redução de Custos

Em uma época de crise financeira, as empresas acabam deixando este setor meio de lado devido à falta de recursos. No entanto, não percebem que essa é uma área crucial em qualquer organização e muito de seus resultados provém dela.

Terceirizar a equipe de TI pode ser uma das melhores soluções quando falamos em redução de custos. Além de não precisar mais investir em infraestrutura, repleta de tecnologias, hardwares e softwares caros, a empresa reduz custos com a folha de pagamento e outros encargos previstos pelas leis trabalhistas como INSS e FGTS.

Empresas menores e que não demandam tanto de suporte são muito beneficiadas com a terceirização, pois não precisam arcar com os custos de uma equipe que ficaria ociosa grande parte do tempo.

➔  Qualidade e Suporte Constante

Ao contratar uma empresa de infraestrutura de TI, você conta com suporte constante e serviços especializados de acordo com as suas demandas.

A qualidade e o suporte do serviço prestado serão sempre altos e a organização contará com muito mais possibilidade de soluções eficazes para o seu negócio.

A empresa contratada pode oferecer ainda treinamentos especializados e introduzir novas ferramentas que otimizem tarefas e funções. Além de serviços de manutenção, ela pode ser uma grande aliada no seu negócio.

➔  Maior Segurança com os Dados da Empresa

Por mais que manter a sua área de TI hospedada internamente possa parecer mais seguro, nenhum sistema é impenetrável. Além disso, os custos para a compra de equipamentos e licenças de software podem ser bem altos.

Contratar uma empresa experiente em TI, garante muito mais segurança para os seus sistemas e com os custos reduzidos. Você também pode solicitar ajuda no gerenciamento dos dados por meio de nuvem ou outras formas que possam ser interessantes para a empresa.

➔  Mais Produtividade e Foco em Estratégia e no que realmente importa para a empresa

terceirizar a equipe de ti

Um dos maiores benefícios em terceirizar a equipe de TI certamente é o aumento da produtividade. Com uma equipe de fora gerenciando a infraestrutura de TI, você consegue focar nas ações que visam atingir os planos estratégicos do seu negócio.

Apesar da grande importância que esse setor tem dentro de qualquer organização,

muitas vezes ela não tem a ver com a atividade principal da empresa. Dessa forma, acaba gerando uma perda de foco no que realmente importa.

Com uma empresa especializada gerenciando essa área, você e seus colaboradores otimizam o tempo e focam na estratégia do negócio, gerando mais resultados dentro da organização.

➔  Suporte de TI especializado, treinado e atualizado

Quando você terceiriza uma infraestrutura de TI, você deixa a responsabilidade de gerir esse setor tão importante para a empresa em mãos altamente qualificadas e atualizadas, facilitando a gestão definida pela estratégia empresarial.

Além disso, as ferramentas de TI estarão sempre em atualizadas, garantindo maior competitividade, processos rápidos e dinâmicos e um bom funcionamento dos sistemas.

Terceirizar a equipe de TI não é só redução de custos e diminuição da infraestrutura física da empresa. É um solução eficiente que ajuda as organizações a gerirem melhor o seu negócio, se tornando mais competitivas e trazendo mais resultados.

Para que você consiga usufruir de todas esses benefícios, é fundamental encontrar uma empresa séria, de confiança e com muita experiência de TI.

Caso queira saber mais informações, deixe nos comentários ou entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *