O sucesso de um projeto está associado diretamente ao profissional que o gerencia. Claro que inúmeros outros fatores internos e externos também são capazes de influenciar o resultado final de um projeto, mas um gestor capacitado consegue fazer verdadeiros milagres.

A área de gestão de projetos é relativamente nova na cultura empresarial brasileira e o papel do gestor de projetos acaba sendo assumido por profissionais das áreas de Administração, Marketing, Engenharia, Arquitetura e Tecnologia da Informação. Dessa forma, não há uma formação específica para esta carreira promissora.

No entanto, existem algumas características que são essenciais para ser um bom gestor de projetos. E o melhor: essas características podem ser desenvolvidas. 

Neste artigo, falaremos sobre o que faz um gestor de projetos e quais são as características essenciais para ser um profissional competente e de destaque dentro da organização.

O que faz um gestor de projetos?

O gestor de projetos tem um papel fundamental dentro de qualquer empresa. Cabe a ele planejar, executar e acompanhar todas as etapas de um projeto, seja ele pontual ou de longo prazo.

Além disso, normalmente é ele quem lida com as questões burocráticas, distribui as tarefas, aloca recursos, supervisiona e mantém a equipe motivada. Precisa ser extremamente responsável e comprometido com os prazos, de maneira que se aconteçam imprevistos, ele consiga contorná-los a tempo.

Dessa forma, existem uma série de habilidades e competências que são essenciais para que o gestor de projetos seja um profissional de destaque e consiga manter a paixão por novos desafios. Mas quais são essas características fundamentais que fazem um bom gestor de projetos? Contaremos a seguir!

Gestor de Projetos: características essenciais

gestor de projetos características essenciais
Gestor de Projetos: características essenciais para ser um bom profissional 1

Um bom gestor de projetos precisa ter conhecimentos e características multidisciplinares e acima de tudo, muito jogo de cintura. É comum ter que lidar com prazos e recursos apertados, metas mirabolantes e estratégias que precisam ser mudadas a todo momento

Receba dicas exclusivas de Gestão de Projetos!

Loading

Além disso, ter capacidade de gerenciamento e trabalho em equipe é essencial. Afinal, cabe ao gestor do projeto lidar com todos os stakeholders envolvidos.

A seguir, selecionamos todas as características essenciais para um bom gestor de projetos.

Liderança

Liderança é a primeira característica essencial para um gestor de projetos. Aliás, ter habilidade de liderança é o papel principal para qualquer tipo de gestor, pois ela diz respeito à capacidade de inspirar respeito e confiança em uma equipe. 

Quando um gestor de projetos é também um bom líder, a equipe se mantém feliz, motivada e disposta a se doar por um objetivo maior. Cabe a ele ter uma conduta ética e ser exemplo para a equipe. Além de incentivar e engajar a equipe de forma que todos andem juntos.

Se você ainda não possui essa habilidade, não se preocupe. A liderança pode e deve ser desenvolvida.

Comunicação

Tão importante quanto à liderança é a habilidade de comunicação de um gestor de projetos. E a comunicação não se refere somente a saber transmitir uma informação e sim de que seja uma troca. 

O gestor precisa saber passar as informações com clareza e objetividade, além de ser capaz de ouvir e interpretar as informações que recebe. Além disso, também é fundamental ter consciência do que não precisa ser comunicado para equipe e stakeholders. 

A comunicação é o ponto fraco da maioria dos projetos e em grande parte se deve ao fato de que o berço da gestão de projetos está muito voltado para a área das exatas. Essa parte mais humana do projeto acaba muitas vezes desassistida.

A falha de comunicação em qualquer etapa do projeto pode comprometer toda a estrutura e confiabilidade do resultado final, por isso é imprescindível manter uma comunicação clara e correta desde o levantamento de requisitos.

Organização

gestor de projetos características essenciais
Gestor de Projetos: características essenciais para ser um bom profissional 2

Para gerenciar um projeto, o gestor precisa controlar uma série de variáveis ao mesmo tempo e sem organização fica praticamente impossível desenvolver um trabalho com sucesso. Sem organização é impossível seguir padrões e rotinas necessárias.

Essa talvez seja a característica mais básica e essencial, pois muitas vezes você terá que gerenciar mais de um projeto ao mesmo tempo e se não for uma pessoa organizada, poderá enfrentar alguns problemas. Se você tem problemas com organização existem inúmeras ferramentas de gestão que podem ajudá-lo com isso.

Gerenciamento de Crise

Sim, um gestor de projetos vai se deparar com crises e imprevistos a todo momento e ter habilidade de gerenciá-las é essencial. Crises podem envolver o cliente, os colaboradores, questões técnicas ou outras peculiaridade dentro da empresa.

Um bom gestor de projetos precisa ter jogo de cintura tanto para gerenciá-la quanto para prevenir que elas não aconteçam novamente. Neste momento entra também a habilidade de comunicação para se antecipar às crises.

Delegar Tarefas

Muitos gestores de projetos não levam essa característica realmente a sério. Mas quando você é líder de um projeto você precisa confiar na sua equipe para que possa delegar tarefas sem hesitar.

Nem sempre o gestor vai conseguir dar conta da demanda de um projeto sozinho. E ter essa tranquilidade em delegar funções para outros integrantes é fundamental e especialmente útil quando é necessário trabalhar sob pressão e os prazos são curtos.

É importante frisar que o gestor de projetos precisa conhecer bem a sua equipe e delegar as tarefas de acordo com as competências de cada colaborador. Também precisa estar sempre atento caso a equipe precise de algum suporte e para que os prazos sejam atendidos conforme o cronograma.

Flexibilidade 

Por último e não menos importante está a habilidade de ser flexível e entender que nem sempre as coisas sairão exatamente como o planejado. Um profissional que se adapta rapidamente aos novos desafios e mudanças tem maiores chances de sucesso de ter uma carreira sólida e bem-sucedida.

Existem inúmeras outras características que são essenciais para um gestor de projetos, mas essas são as que consideramos mais importantes e por isso cobramos diariamente elas dos nossos gestores.

E você, quais outras competências e habilidades considera essenciais para um gestor de projetos? Deixe nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco