Criar um site simples em WordPress é algo prático e rápido de ser feito. Hoje existem milhares de opções de temas e plugins (gratuitos e pagos) que fazem com que essa tarefa seja realizada de forma simples e até divertida. Mas, como deixar o seu novo site rápido, além de personalizado?

Essa é uma tarefa que faz até os desenvolvedores mais experientes perderem o sono.

A verdade é que para deixar o WordPress mais rápido, muitas variáveis estão em jogo. Entre elas tem o tema, os plugins, a hospedagem e o próprio CMS. Mas então, como posso deixar o WordPress mais rápido?

Recentemente enquanto eu finalizava um job de desenvolvimento de site, comecei a fazer as otimizações e resolvi escrever este artigo para ajudar outras pessoas na comunidade WP. Vou passar a você o que aprendi!

Primeira dica para deixar o WordPress mais rápido

Hospedagem. Escolha com cuidado.

Optei em falar sobre a escolha da hospedagem antes das demais dicas porque essa é realmente a primeira ação que você terá ao desenvolver um site em WordPress.

Em linhas gerais, contrate pacotes de hospedagem que tenham as versões do PHP mais recente, acesso FTP livre, e, se tiver um orçamento mensal um pouco maior, com acesso ao cPanel.

Segunda dica para deixar o WordPress mais Rápido

Tema. Antes de bonito, atualizado.

A escolha do tema, além de trazer funcionalidades, também abastece o banco de dados do seu site com informações e agrega novos scripts (JS) e estilos (CSS). Dessa forma, é interessante não fazer mudanças constantes de tema. Se possível, teste em localhost antes do seu ambiente de produção.

A principal dica referente a temas é: instale apenas o que vai usar e confira se ele foi atualizado nos últimos 2 meses.

Dica bônus 01: Teste o demonstrativo do tema em ferramentas como GTmetrix ou PageSpeed antes de instalá-lo em sua hospedagem

Dica bônus 02: O pessoal da WP Rocket fez uma lista com os 10 temas grátis mais rápidos atualmente.

Terceira dica para deixar o WordPress mais Rápido

Plugins. Seus maiores amigos! (será?)

Legal! Você já escolheu sua hospedagem e instalou um tema atualizado e rápido. Agora precisa de algumas funcionalidades e para isso recorre a plugins.

Sério, já peguei sites para otimizar com mais de 70 plugins instalados, mais de 40 desatualizados e muitos com funcionalidades repetidas! Não faça isso no seu site.

Instale apenas os plugins que são realmente necessários para o seu site e, acima de tudo, mantenha-os atualizados e bem configurados.

Dica bônus: Muitas funções são facilmente realizadas com uma pequena pesquisa no Google e a inserção de poucas linhas de código no functions.php do tema filho, então sempre pesquise antes!

Quarta dica para deixar o WordPress mais Rápido

Agora que o site já está no ar e com as funcionalidades necessárias, está na hora de começar a otimização propriamente dita. E, com isso, vem a minha parte favorita do artigo: a lista de plugins que eu uso e recomendo! Vamos à eles.

Autoptimize (link para download)

Esse plugin sem sombra de dúvidas é meu favorito para otimizações rápidas e certeiras. Com ele você poderá comprimir arquivos HTML, CSS e JS, sem falar que na versão mais recente foi inserida a funcionalidade de CDN grátis de imagens pela ShortPixel!

Usando o Autoptimize, em poucos cliques você consegue melhorar consideravelmente o tempo de carregamento do site, mas se liga: depois de ativar as funções do plugin, confere se o seu site não “quebrou”.

Dica bônus: Se o seu site quebrar, normalmente o erro é pelos ajustes de JS que estão errados, dê uma conferida neles.

WP Super Cache (link para download)

Em conjunto com o plugin acima, o WP Super Cache cria arquivos estáticos das páginas do site após a geração forçada de cache!

Mas cuidado, essa configuração por vezes acaba atrasando a visualização de atualizações do site ( principalmente em casos de uso de construtor visual ). Então, constantemente você terá que limpar e recriar os arquivos estáticos.

JetPack (link para download)

Caso você já use o JetPack no seu site para compartilhamento de posts nas redes sociais, comentários e etc, saiba que ele também tem funcionalidades que otimizam a velocidade de carregamento dos sites!

Funções como CDN grátis, arquivos estáticos e até tema mobile são algumas delas!

Dicas rápidas

  • Mesmo com uso de CND, use imagens comprimidas e com tamanhos condizentes aos locais onde elas serão usadas ( por exemplo, tu não precisas de um arquivo 2500px x 2500px para usar numa área de 100px x 100px );
  • Opte por JPG ao invés de PNG se a transparência das imagens não for necessária;
  • Recentemente o Google lançou a ferramente Squoosh, que reduz bastante o tamanho das imagens;
  • Aprenda a ler os gráficos “waterfall” dados pelo GTmetrix, assim você conseguirá ver quais arquivos estão atrasando o carregamento da sua página;
  • Mantenha o mínimo de plugins e temas instalados no WordPress e, de preferência, exclua aqueles que não são usados;
  • Plugins de segurança são necessários, mas não tenha muitos, eles normalmente afetam bastante a velocidade do site;

Então, isso é o que eu faço no quesito de otimização de sites, e você? Quais ferramentas usa? Quais plugins te ajudam a ter uma boa performance de carregamento?

Deixe nos comentários abaixo para que toda a comunidade WP possa aproveitar e crescer junto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *