Criar um site para sua empresa, startup ou blog é um grande passo! Fico feliz que você tenha tido esta iniciativa! Mas só querer ter um site não é suficiente, você precisa construir ele (ou contratar alguém pra isso)!

Neste artigo abordarei o “como” da série “Criando um site do zero“, falando especificamente de como criar site no WordPress. Então, mãos ao código!

Como criar site no WordPress – Instalação

Para criar site no WordPress, primeiro você precisa instalá-lo. Essa é uma tarefa que dificilmente você terá que realizar manualmente, pois em grande parte das hospedagens ele já vem instalado. Mas caso precise de um auxílio nisso, o que você terá que fazer é:

  1. Contratar uma hospedagem APACHE / LINUX para melhor rendimento do CMS;
  2. Fazer upload dos arquivos descompactados do WordPress no diretório da sua hospedagem:
    • Aqui tem um detalhe importante. O nome do diretório que ficarem os arquivos do site é onde ele será acessível (por exemplo: meusite.com/wordpress). Caso você queira deixar o CMS na raiz do domínio (meusite.com), você precisa enviar os aquivos fora do diretório “wordpress”;
  3. Assim que terminar o upload, acesso o local onde os arquivos foram salvos no seu navegador. Ali abrirá uma tela solicitando as informações do seu banco de dados;
  4. Para criar o banco de dados, acesse o ambiente phpmyadmin de sua hospedagem e crie uma nova tabela. É importante deixá-la vazia para não atrapalhar na instalação do WordPress;
  5. Coloque na tela de configuração os dados de acesso do seu banco de dados e o nome da tabela criada no passo 4. Clique em Avançar.
    • Uma dica. Nesta etapa o instalador irá pedir um “prefixo da tabela”, para evitar ataques ao seu site mude para outro padrão inicial aleatório de letras seguido por “_”, exemplo: dfj_ ou sjdn_;
  6. Se tudo estiver correto, irá abrir uma tela para informar os dados iniciais do site e criação do primeiro usuário administrador do site. Guarde bem a senha e usuário definida, pois este será seu acesso ao painel administrativo do site. Clique em Avançar;
  7. Pronto! O wordpress está instalado e você pode acessá-lo em “meusite.com/wp-admin

Por dentro do wp-admin

A estrutura básica do wp-admin é:

  • painel: é a tela de “boas-vindas” do WordPress, com informações resumidas do site;
  • posts: os posts aparecerão no blog do site. Eles podem ser categorizados e tagueados;
  • mídia: aqui estarão salvas todas as suas imagens, vídeos, gifs e outros uploads que fizer no site;
  • comentários: Como o nome sugere, são os comentários feitos nos Posts;
  • aparência: aqui é onde você pode gerenciar os temas, widgets e menus do site:
    • temas: os temas são a base de como seu site será visível pelos visitantes. O repositório de temas para WordPress é enorme, então você encontrará algo que caiba nas suas necessidades;
    • widgets: normalmente são os blocos que constroem o rodapé e barra lateral do site. Cada tema tem uma disposição diferente destes blocos, então sempre confira quando alterar o tema do site;
    • menus: aqui tem os menus de navegação do site. Aqui você gerencia o menu principal e do rodapé, por exemplo;
  • plugins: a maravilha do WordPress! Aqui é onde você faz todo o gerenciamento dos plugins do site;
  • ferramentas: são as ferramentas que auxiliam do dia a dia do WordPress;
  • configurações: aqui é onde você tem as principais configurações do seu site, sendo que as mais importantes estão em:
    • geral: nessa tela você pode alterar o nome do site, a descrição do site, o formato de data e hora e etc.
    • leitura: aqui você pode definir qual página será a “home” do seu site, ao invés de usar a listagem padrão de posts do WP;
    • links permanentes: local onde é definido como serão as URLs do site. Para melhores resultados em SEO, eu recomendo usar a opção Nome do post.

Conforme você for adicionando um dos vários plugins que existem para o CMS, o menu pode sofrer alterações. Mas não se assuste, mexer no WordPress é uma tarefa que pode ser confusa no começo, mas logo você pegará o jeito!

Como instalar um Tema no WordPress

Agora que você já tem o WordPress instalado e tem uma noção básica do wp-admin, chegou a hora de começar a personalização e realmente começar a criar site no WordPress! O primeiro passo para isso é instalar um tema. As opções que você tem são:

  • temas grátis: disponíveis na opção “Personalizar” > “Temas” do menu;
  • temas pagos: disponíveis em sites como o ThemeForest

A minha recomendação é adquirir um tema pago pois eles normalmente vêm com funções extras muito úteis (como um construtor de páginas, por exemplo).

Como cada tema tem suas funções específicas, não poderei entrar em detalhes sobre cada um deles. Mas para te ajudar, abaixo eu deixo uma lista com os melhores temas pagos do WordPress (atualizado em 06/2019):

Entretanto, a principal dica que posso dar a respeito de como criar um site no wordpress e instalar um tema é: após instalado o tema, crie um tema filho, assim você poderá personalizar o quanto quiser sem medo de perder as personalizações após fazer uma atualização.

Achou complicado fazer um tema filho? Então eu recomendo este plugin para fazer os ajustes no seu site.

Como criar site no WordPress – Plugins necessários

Pronto, com isso você já sabe como criar um site no WordPress personalizado. Mas eu tenho certeza que logo você precisará de alguns plugins!

E sobre isso eu vou deixar abaixo uma lista com as melhores dicas de plugins aqui do site:

Agora é com você (ou não)!

Se você achou algum dos passos complicados ou confusos demais, eu ficarei feliz em te ajudar ou esclarecer suas dúvidas. Deixe um comentário neste post ou me mande uma mensagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *