Já falamos anteriormente que criar um site profissional não é mais algo que só um programador pode fazer. Hoje qualquer pessoa consegue criar o seu site sozinha, com algumas poucas noções de informática e muita vontade de aprender. 

Além disso, com todos os avanços tecnológicos e a popularização da internet, ter presença online é fundamental para quem quer ter um negócio de sucesso. Segundo dados do Internet Live Stats, existem mais de 1,8 bilhões de páginas na internet no mundo todo. São mais de 4,7 bilhões de usuários e mais de 74.374 buscas no Google por segundo.

Os consumidores aumentaram consideravelmente a procura por produtos e serviços na internet. No entanto, não basta criar um site de qualquer jeito, só para dizer que tem uma página na internet. Se você quer criar um site profissional, de maneira a atrair clientes, ser encontrado pelo seu público e construir uma reputação positiva, precisa pensar também na experiência do usuário.

Neste artigo separamos 9 dicas bem bacanas de como criar um site profissional, encantando os seus clientes e aumentando as chances de sucesso da sua empresa. Boa leitura.

Dicas para criar um site profissional

Inscreva-se em nosso blog

Fique sabendo, antes de todo mundo, sobre novos conteúdos além de receber conteúdos exclusivos!

Apesar de a criação de sites ter se popularizado bastante nos últimos anos, não são todos que realmente tem uma aparência profissional e trazem boas experiências para os usuários. Isso acontece na maioria das vezes porque os proprietários dos sites não sabem exatamente quais aspectos são relevantes na experiência do usuário.

E como tudo que é relacionado à tecnologia muda muito rápido, às vezes até para quem tem mais conhecimento sobre o assunto fica difícil de acompanhar. Por isso, as dicas a seguir podem servir como base para você elaborar melhor o desenvolvimento da sua página e consiga criar um site profissional, amigável, funcional e que traga uma boa experiência para o seu usuário.

Confira 9 dicas valiosas a seguir:

  1. cuidado com a escolha do domínio: o domínio nada mais é do que o endereço virtual da sua empresa. Por isso, é necessária muita atenção para escolher um que seja atraente e ao mesmo tempo curto e fácil de entender. Uma boa dica é usar palavras-chave que estejam relacionadas à sua área de atuação, pois quando os usuários forem pesquisar ela no Google, o termo no domínio qualifica o site a aparecer nas primeiras posições. Evite usar hífen e números.
  1. contrate uma hospedagem que supra as necessidades do seu site: a hospedagem é a responsável por armazenar todos os arquivos e imagens do seu site, mantê-lo no ar e funcionando. A melhor escolha vai depender do tamanho dele. Caso escolha uma hospedagem com pouca capacidade de armazenamento para uma loja virtual, por exemplo, o site ficará lento, travando a todo momento e com dificuldade em exibir os seus produtos.
  1. escolha uma boa base para o seu site: sistemas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress são super indicados para blogs e sites que publicam artigos, pois conferem opções mais intuitivas e dispensam conhecimentos de HTML. Além disso, os plugins acrescentam inúmeras funcionalidades ao seu site, podendo transformá-lo em quase qualquer coisa.
  1. utilize layouts atrativos e bons plugins: opte sempre por temas responsivos, que facilitem a visualização do usuário. A identidade visual e o design do seu site também são muito importantes e devem ter uma atenção especial. Você deve encontrar um equilíbrio entre as funcionalidades e design para usuários iniciantes e usuários mais avançados. Caso você use o WordPress, invista em bons plugins.
criar um site profissional
9 dicas para criar um site profissional 1
  1. use e abuse de conteúdos interativos: para que você consiga se destacar dos concorrentes, precisa criar conteúdos dinâmicos e interativos que prendam a atenção dos usuários. Você pode adicionar ao seu site e-books de conteúdos relevantes, infográficos e tutoriais, além de vídeos interessantes e landing pages.;
  1. produza conteúdo de valor: entregar conteúdo de valor é fundamental para a experiência do usuário, pois traz credibilidade para a sua marca e faz com que os usuários se sintam mais próximos da empresa e interajam por mais tempo. Textos e mensagens bem escritos e um blog com conteúdo relevante ajudam a melhorar a experiência do usuário. 
  1. utilize formulários simples: sabe aquela expressão que diz que “mais é menos”? Para um site profissional também vale! Ao invés de usar formulários complexos e que tiram a paciência de qualquer usuários, opte sempre por formulários simples que peçam somente as informações necessárias;
  1. mantenha o seu site rápido e otimizado: para isso, atualize constantemente o seu site, comprima as suas imagens, tenha uma boa hospedagem. 
  1. mantenha as suas informações de contato sempre visíveis: de nada adianta criar um site profissional, se o usuário não conseguir entrar em contato com você, não é mesmo? Deixe suas informações de contato sempre bem visíveis no site. Você pode inclusive colocar um botão que levará o usuário diretamente para o WhatsApp da empresa. Usar um formulário de contato prático e simples também é bem importante.

Dica extra: dê uma atenção especial para o SEO. Quase 75% dos usuários nunca chegam a clicar em resultados que apareçam na segunda página em diante do resultado de pesquisa. Por isso, trabalhe para que o seu site seja bem posicionado no buscador e se mantenha entre as primeiras páginas do Google. 

Algumas boas práticas para isso é ter um site responsivo, otimizar o tamanho dos arquivos de imagem e ter um certificado SSL.

Se você quer criar um site profissional, precisa priorizar a experiência do usuário. Aqui na VVerner nós criamos sites responsivos, otimizados e com layouts que favorecem a experiência do usuário. Entre em contato conosco!

Seguindo as dicas que passamos neste artigo, com certeza o seu site será um sucesso! Se ficou com alguma dúvida ainda, deixe nos comentários!

Inscreva-se em nosso blog

Fique sabendo, antes de todo mundo, sobre novos conteúdos além de receber conteúdos exclusivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco