Como fazer backup no WordPress corretamente? Se você chegou até este artigo com essa dúvida, você está em uma das duas situações abaixo:

  • Você é alguém precavido e quer deixar todos os preparativos alinhados antes de publicar seu site WordPress;
  • Você ficou um bom tempo tentando refazer uma modificação que seria facilmente resolvida com um backup no WordPress.

Acertei? Se eu acertei não fique com vergonha se foi a segunda opção. Eu mesmo aprendi e comecei a fazer backups dos sites em WordPress que desenvolvi depois que perdi uma semana tentando corrigir um bug!

Fazer backups no WordPress é uma das melhores atitudes que tu como desenvolvedor ou proprietário do site pode tomar em relação a segurança dos seus arquivos. Muitas empresas já oferecem este serviço na contratação dos planos de hospedagem. Então informe-se sobre isso antes de tentar realizar algum dos procedimentos.

Para agilizar a leitura do artigo, separei ele em duas seções: ( você pode clicar e ir direto na que mais interessar )

Como fazer backup no WordPress via plugins

Encontrar bons (e confiáveis) plugins de backup no WordPress pode ser uma tarefa delicada. Não me entenda mal, existem vários plugins que fazem backups, mas é na hora de recuperar este backup que a tarefa complica!

UpdraftPlus WordPress Backup Plugin

Este é um dos mais populares plugins de backup do WordPress, com mais de 2 milhões de instalações ativas. Ele é extremamente fácil de usar, com configurações descomplicadas.

A principal vantagem que eu vejo neste plugin é a possibilidade de fazer backups direto na sua conta do Google Drive ou Dropbox!

Os backups realizados são por lotes de conteúdo, ou seja, você terá um arquivo para plugins, outro para temas, outro para banco de dados… O que facilita bastante na hora de refazer alguma alteração já que não precisará alterar tudo em sua instalação.

BackWPup – WordPress Backup Plugin

O segundo colocado na lista de plugins de backup para WP é o BackWPup. Com mais de 600 mil instalações ativas.

Este plugin se destaca pelas possibilidades de otimização de banco de dados durante os backups! Então além de deixar seus arquivos seguros, ele ainda dá uma pequena melhora na performance do seu banco de dados.

Uma das grandes vantagens é a possibilidade de agendar os backups com frequência que achar mais adequado.

All-in-One WP Migration

Este na verdade é o melhor plugin para migração que eu conheço do WordPress. Ao contrário dos outros plugins deste artigo, ele cria um arquivo sólido de todos os dados do site. Desde o banco de dados até uploads enviados.

Para sites pequenos esta opção é muito boa por conseguir um backup do site em menos de 5 cliques após a instalação do plugin!

Dica bônus:  Este plugin é o melhor para migrações entre servidores de hospedagem. Se um dia precisar fazer algo desse tipo, nem pense numa segunda opção!

Como fazer backup via cPanel

Para quem tem planos de hospedagem compartilhada com acesso ao cPanel, existe uma opção muito boa para backups no WordPress. É só usar a aplicação “WordPress Manager” , com apenas um clique é possível criar e restaurar backups completos do WordPress. Muito similar ao All-in-One WP Manager!

E aí! Conseguiu decidir qual opção usar para fazer os backups do WordPress do seu site? Se ficou em dúvida ou tem alguma sugestão, deixe nos comentários que ficarei feliz em ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *