Blog

Entenda como funciona a hospedagem de sites

VVerner - Entenda como funciona a hospedagem de sites

Se você está pensando em ter um site próprio ou uma loja virtual, vai obrigatoriamente se deparar com a hospedagem de sites. Além de um domínio (o seu endereço virtual) você precisará ter um local para armazenar os arquivos do seu site e deixá-lo disponível na internet.

E é basicamente isso que a hospedagem de sites faz: ela armazena todos os seus conteúdos (páginas, imagens, vídeos, informações, etc) e os deixa disponíveis na internet. No entanto, quando você for contratar os serviços de hospedagem, precisa saber exatamente do que o seu site precisa para ter um plano correto e que atenda às suas necessidades.

Neste artigo falaremos tudo o que você precisa saber sobre a hospedagem de sites.

O que é uma hospedagem de sites?

De uma forma bem simples e resumida, a hospedagem é um espaço em um servidor que armazena todos os arquivos de um site para deixá-lo disponível na internet. Basicamente é como se você estivesse alugando um espaço dentro de um servidor.

O servidor, por sua vez, é um computador robusto que possui mais recursos e melhor desempenho que um computador normal. Ele nunca é desligado e “hospeda” diversos sites, por isso chamamos de hospedagem de sites.

Grande parte dos provedores oferecem também uma página de Webmail, onde as empresas conseguem utilizar seu próprio nome no endereço, por exemplo, [email protected].

Manual do dono do site WordPress

Um guia abrangente especialmente elaborado para proprietários não técnicos sobre como fazer a manutenção do site feito com WordPress.

Baixar (grátis)

O gerenciamento da hospedagem de sites acontece através de um painel de controle, onde podem ser realizadas tarefas administrativas como a criação de e-mails, alteração de senhas, entre outras. Alguns provedores têm o seu próprio painel de controle, outros usam um dos vários tipos de painéis, sendo os mais comuns o cPanel, o Plesk e o HELM.

hospedagem de sites

Tipos de hospedagem de sites

É comum os provedores oferecerem diversos tipos de hospedagem de sites, em função da necessidade de seus clientes. Algumas são mais populares que outras. A seguir destacamos as principais:

  • hospedagem gratuita: são extremamente limitadas quando comparadas às hospedagens pagas. Além disso, o espaço em disco e o tráfego também são limitados e estes serviços incluem banners e propagandas da empresa de hospedagem;
  • hospedagem compartilhada: um dos tipos mais comuns de hospedagem, atende perfeitamente a blogs, pequenos e médios negócios. Como muitos sites são hospedados em um mesmo servidor, a hospedagem compartilhada acaba garantindo o melhor custo-benefício para quem está iniciando ou testando um negócio online;
  • VPS (Virtual Private Server): também é compartilhada com outros sites, no entanto, há uma partição no servidor totalmente dedicada ao seu site. Isso inclui recursos como processamento, memória e espaço em disco;
  • hospedagem cloud: a hospedagem na nuvem é a opção mais confiável do mercado e não custa muito mais que uma hospedagem compartilhada. Nela, um cluster de servidores fica disponível para o seu site e seus arquivos e recursos são replicados em cada servidor. Se um deles apresentar algum problema, seu tráfego é automaticamente direcionado para outro servidor no cluster;
  • hospedagem WordPress: exclusiva para usuários do WordPress, este tipo de hospedagem vem com plugins essenciais de segurança e cache -instalados. A configuração é altamente otimizada e o site tem uma boa performance e menos problemas;
  • servidor de hospedagem Dedicado: neste tipo de hospedagem você possui seu próprio servidor físico, dedicado exclusivamente ao seu site, o que significa MUITA flexibilidade. No entanto, é o tipo de hospedagem mais cara e requer um profissional qualificado para gerenciá-la;
  • streaming: oferecido para disponibilizar vídeos ou áudio online no formato 1 cliente → 1 servidor → N usuários.

Como escolher a melhor hospedagem de sites?

O ideal é que você comece pela hospedagem mais simples e conforme o tráfego do seu site aumente você faça upgrade para um tipo de plano mais avançado. No entanto, é preciso levar em consideração a quantidade de arquivos que você precisa armazenar.

Um site simples ou um blog precisam de bem menos espaço de armazenamento do que uma loja virtual que possui inúmeros produtos cadastrados. Se a hospedagem não for condizente com o tipo de site, você terá problemas de performance.

O ideal é conversar com quem está desenvolvendo o seu site sobre o melhor plano de hospedagem, já que ela desempenha uma função primordial para o seu site!

Continue lendo

Como deixar os campos de endereço obrigatórios no Magento?

Mesmo tendo como especialidade o WordPress, às vezes me deparo com jobs onde preciso fazer personalizações [...]

8 filmes sobre tecnologia que todo programador deveria assistir

Filmes sobre tecnologia sempre fizeram parte do universo cinematográfico. No entanto, alguns filmes do século [...]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
1
Oi! Tudo bom? 👋🏻
Qual ideia iremos desenvolver hoje?