Filmes sobre tecnologia sempre fizeram parte do universo cinematográfico. No entanto, alguns filmes do século passado retratavam a tecnologia como algo bem distante. Hoje a tecnologia está presente no nosso dia a dia e os filmes com essa temática continuam fazendo muito sucesso.

Você gostaria de conhecer a história do pai da inteligência artificial e do computador moderno? Ou de multinacionais como a Apple e o Facebook? Se você tem interesse nessas e outras histórias ligadas às linhas de código, precisa dar uma olhada nessa seleção que preparamos para você.

Esses e outros filmes sobre tecnologia podem abrir a sua mente e dar a você novas perspectivas sobre a sua carreira! 

Filmes sobre tecnologia

Se você é programador ou amante da tecnologia e gosta de maratonar filmes e séries, precisa assistir a todos estes 8 filmes sobre tecnologia da nossa lista. Apesar de não tratarem da parte didática da programação, contam grandes histórias através da atuação brilhante de renomados atores do mundo todo. 

Inscreva-se em nosso blog

Fique sabendo, antes de todo mundo, sobre novos conteúdos além de receber conteúdos exclusivos!

A seguir está a nossa lista com 8 filmes sobre tecnologia que todo programador (ou amante da tecnologia) deveria assistir. Prepare a pipoca e boa sessão!

  1. A rede social
filmes sobre tecnologia
8 filmes sobre tecnologia que todo programador deveria assistir 1

O filme de David Fincher, de 2010, nada mais é do que uma biografia de Mark Zuckerberg. Além da trajetória do jovem, A rede social mostra como uma das maiores redes sociais de todos os tempos foi criada. 

O Facebook mudou para sempre a internet e o filme mostra como uma ideia inovadora aliada à tecnologia pode impactar o mundo. O filme recebeu 8 indicações ao Oscar, das quais venceu 3, além de vários outros prêmios importantes como Globo de Ouro, BAFTA e Satellite Award.

  1. O jogo da imitação

O jogo da imitação é um filme de Morten Tyldum de 2014 e conta a história do matemático e criptoanalista inglês Alan Turing, conhecido como o pai da informática. 

O filme foi baseado no livro Alan Turing: The Enigma, de Andrew Hodges e conta como o inglês liderou um grupo da inteligência britânica com o intuito de decifrar os códigos da máquina Enigma usada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Além disso, o filme mostra a enorme influência de Turing para a humanidade.

  1. Piratas da Informática: Piratas do Vale do Silício

Escrito e dirigido por Martyn Burke, o filme Piratas do Vale do Silício foi baseado no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, de Paul Freiberger e Michael Swaine. Este filme conta de forma dramática o nascimento da Apple e da Microsoft, e de seus criadores, Steve Jobs e Bill Gates.

Narrado pelo ponto de vista de Steve Wozniak, Piratas do Vale do Silício mostra momentos importantíssimos da história da computação.

  1. Jobs – Get Inspired
filmes sobre tecnologia
8 filmes sobre tecnologia que todo programador deveria assistir 2

Dirigido por Joshua Michael Stern e lançado em 2013, Jobs é um filme biográfico baseado na carreira do icônico Steve Jobs, fundador da Apple. São quase 30 anos de história contando desde quando Jobs desistiu da faculdade até a fundação da Apple e sua ascensão a um dos empresários mais criativos do mundo até hoje.

Steve Jobs não era apenas um cara que entendia de tecnologia e computadores, mas um homem criativo e visionário, que criou uma empresa que revolucionou a indústria de computadores pessoais, os filmes de animação, o mundo da música e dos telefones celulares.

  1. Trilogia Matrix

A trilogia Matrix foi lançada em 1999 e dirigida por Andy e Lana Wachowski e conta a história de um jovem programador que é atormentado por pesadelos e começa a desconfiar da realidade que o cerca. Ao ser recrutado por um grupo de rebeldes que são contra a dominação das máquinas, descobre que é vítima do Matrix, um sistema que manipula o pensamento da humanidade e a ilude, criando um falso mundo real.

Keanu Reeves, o protagonista, é o único capaz de enfrentar esta máquina. O filme é precursor de muitos efeitos especiais que são usados atualmente.

  1. Ex Machina – Instinto artificial

Vencedor do Oscar de 2016 de efeitos especiais, o filme de 2015 foi escrito e dirigido por Alex Garland e conta a história de um jovem programador que é escolhido para passar uma semana na casa do brilhante CEO da companhia em que trabalha. Caleb participará de um teste com a última criação de Nathan, Ava, uma android com inteligência artificial.

No entanto, Ava se mostra sofisticada e sedutora, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais a quem confiar.

  1. “Ela”
filmes sobre tecnologia
8 filmes sobre tecnologia que todo programador deveria assistir 3

“Ela” é um filme de 2013 dirigido por Spike Jonze que conta a história de um escritor solitário que se apaixona pela voz de um sistema operacional. O filme é muito interessante pois faz uma reflexão sobre a relação de um homem muito solitário e o impacto da inteligência artificial na sua vida e nas suas relações afetivas.

O filme também traz uma reflexão de como a nossa relação com os dispositivos eletrônicos foi mudando com o passar dos anos e de como a vida real já não é tão distante do que é retratado no filme. 

  1. O quinto poder

Lançado em 2013 com direção de Bill Condon, O quinto poder é um filme que conta a história da criação do polêmico website Wikileaks por Julian Assange e seu amigo Daniel Domscheit-Berg. O site fornecia uma plataforma anônima para que denunciantes expusessem segredos do governo e crimes corporativos.

A história é contada do ponto de vista de Daniel e mostra como o crescimento e a influência do site acabou interferindo e acabando com a amizade dos dois. Vale muito a pena assistir pois o filme aborda o compartilhamento de informações e a privacidade como centro da história.

Essa é uma seleção muito pessoal, mas existem muitos outras séries e filmes sobre tecnologia, já que é uma temática bastante abordada no cinema. As produção costumam mostram que a tecnologia facilita muito a vida das pessoas, mas também pode ser usada de forma nociva.

O bacana de assistir a filmes sobre tecnologia é que enquanto você aprende mais sobre este universo, você se diverte ao mesmo tempo. Agora conta para nós quais são os filmes sobre tecnologia que mais te inspiram!

Inscreva-se em nosso blog

Fique sabendo, antes de todo mundo, sobre novos conteúdos além de receber conteúdos exclusivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco