Você sabe a diferença entre um desenvolvedor web e um web designer?

Uma dúvida muito comum para quem está ingressando no mercado de TI e também para aqueles que não trabalham na área é a diferença entre um desenvolvedor web e um web designer. Afinal, são duas áreas que se complementam e as dúvidas sobre o que cada profissional faz são frequentes.

Embora elas se complementem, definitivamente não são a mesma coisa. Para sanar as dúvidas de uma vez por todas, escrevemos este artigo onde falaremos sobre a diferença entre um desenvolvedor web e um web designer. 

Se você está em dúvida de qual carreira seguir, não deixe de ler!

Entenda a diferença entre um desenvolvedor web e uma web designer

É muito comum que o desenvolvedor web e o web designer pareçam estar altamente relacionados. Mas existem muitas diferenças em seus trabalhos, mesmo que nem sempre isso seja visível para um público mais leigo na área.

Não é possível afirmar qual das duas áreas é a mais importante porque elas desempenham funções completamente diferentes, mas se complementam. Se você quer criar um site bonito, funcional e com boa navegabilidade, vai precisar de ambos.

Embora seja possível encontrar profissionais que executem as duas funções juntas, é muito provável que nem tudo saia perfeito. A melhor opção sempre será contratar dois profissionais diferentes e que sejam especialistas em sua área.

Para esclarecer de uma vez por todas o que cada profissional faz, acompanhe a seguir a diferença entre um desenvolvedor web e um web designer. 

O que é um desenvolvedor web?

Você sabe a diferença entre um desenvolvedor web e um web designer? 1

O trabalho principal de um desenvolvedor web é usar o layout fornecido por um web designer e construir a espinha dorsal da aplicação. Ele pega a estrutura ou projeto do site e transforma em código e, por isso, precisa ser uma pessoa mais lógica, objetiva e analítica.

Por mais que um desenvolvedor web não realize trabalho de design, ele geralmente colabora estreitamente com o web designer durante todo o processo.

Existem diversas subdivisões na carreira de um desenvolvedor web, as mais conhecidas são:

  • desenvolvedor Front-end: se concentra na experiência do usuário, ou seja, nos aspectos visuais, interativos e tudo que o visitante vê. Usa códigos com linguagens como CSS, HTML e JavaScript e pode se especializar no desenvolvimento de CMS (por exemplo, WordPress);
  • desenvolvedor Back-end: se concentra nas configurações do servidor e consultas de banco de dados. Usa linguagens de programação avançadas como PHP, Java e SQL e trabalha com todas as funcionalidades mais complexas de um site.

É muito importante que o desenvolvedor web tenha conhecimento das duas áreas (fullstack), mas muitos acabam se especializando em apenas um tipo de desenvolvimento. Por isso, é comum que mais de um desenvolvedor web trabalhe no desenvolvimento de uma mesma aplicação.

O que é um web designer?

Você sabe a diferença entre um desenvolvedor web e um web designer? 2

O web designer é o profissional que é responsável pelo design (UI) de uma aplicação web. Cabe a ele projetar interfaces atraentes e eficazes de maneira a proporcionar uma excelente experiência ao usuário (UX), atendendo suas necessidades e motivações.

É muito importante que este profissional domine conceitos e tendências do design para web, conceitos de identidade visual e padrões de cores, usabilidade, além de ferramentas de edição, como o Photoshop e o Illustrator. Também é interessante que ele possua habilidades com HTML, CSS e JavaScript. 

O web designer passa por um longo processo de pesquisa, planejamento, testes e validações antes de se comprometer com o design final de um site.

Dentre os web designers também há algumas especialidades, como o designer de experiência do usuário (UX) que cria um site totalmente focado na experiência e nas necessidades do cliente. E o designer de interface do usuário (UI), focado em melhorar a maneira como os usuários interagem com elementos (interface) em seu site.

Quando você visita um site e percebe que ele tem um visual agradável e harmônico, significa que o trabalho do web designer foi bem efetuado.

Resumindo: a principal diferença entre um desenvolvedor web e um web designer é que enquanto o designer decide a aparência geral de um site, o desenvolvedor transforma essa visão em um site funcional, construindo a estrutura principal usando linguagens de codificação. O desenvolvedor usa seu conhecimento de programação para transformar a visão criativa do web designer em uma aplicação. 

Assim como um site visualmente desagradável pode afastar o usuário, se ele tiver um mau funcionamento, a mesma coisa pode acontecer. E dependendo da atuação dele, sua marca pode ser aceita ou rejeitada antes mesmo que o usuário tenha acesso a algum conteúdo.

Por isso, é fundamental ter uma equipe trabalhando na criação e execução de um projeto. O compartilhamento de ideias e feedback faz com que o produto final seja de qualidade superior e tempo recorde.

Esperamos que com este artigo a diferença entre um desenvolvedor web e um web designer tenha ficado claro para você. Se ainda ficou com alguma dúvida, por favor deixe seu comentário para que possamos esclarecer.

Por Deise Dilkin

Redatora há dois anos, especialista em escrita criativa e inbound marketing.

Ver todos os posts de Deise Dilkin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.