Chegou a hora de construir seu site e você se pergunta ” qual melhor wordpress ou wix ? “. Essa sem dúvida é uma das dúvidas mais comuns antes de começar a construir um site, e também uma das mais importantes. Para te ajudar nesta decisão, eu listei e comparei ambas as ferramentas para você tomar sua decisão. Ao final do artigo tem o resultado final do comparativo. O comparativo será baseado em:

  • Facilidade de uso
  • Performance
  • Segurança
  • Escalabilidade
  • Personalização

Antes de começarmos, é importante deixar claro o seguinte: O WordPress é um gerenciador de conteúdo enquanto o Wix é um construtor de sites.

WordPress ou WIX, qual o mais fácil de usar?

Para começarmos nosso comparativo, vamos direto ao ponto que mais afetará o seu dia a dia na manutenção do seu site. A Facilidade de Uso.

Wix é fácil de usar?

Sem mais delongas. SIM! O Wix é fácil de usar já que todas as suas alterações serão feitas usando um construtor visual. Alguns pontos mais complicados como ajustes de SEO estão em constante otimização para facilitarem seu dia a dia.

WordPress é fácil de usar?

Depende. Ao contrário do WIX, o WordPress tem uma curva de aprendizagem um pouco maior já que você terá muitas configurações iniciais a serem feitas. Como Instalar um Tema, os Plugins corretos e outros ajustes para deixar seu site mais fácil de usar.

Nesta etapa do comparativo para saber qual melhor wordpress ou wix, para usuários iniciantes ou inexperientes o WIX leva a melhor já que o WordPress é um pouco mais complicado de dar o ponta pé inicial na criação do site.

Qual é mais rápido entre WordPress e Wix?

Comparar estas duas plataformas no quesito performance é complicado porque a hospedagem interfere muito. Mas vamos analisar algumas características principais de cada um.

Começando pelo Wix, ele é é uma plataforma self-hosted, ou seja, você está pagando pelo construtor de sites e hospedagem em um só pacote.

Isso quer dizer que a própria plataforma cuida de garantir que todos os sites carreguem o mais rápido possível. Por outro lado, as configurações do servidor são extremamente limitadas ao proprietário do site, o que pode ser um problema para usuários mais avançados.

Falando no WordPress, você obrigatoriamente precisa de um plano de hospedagem ( eu recomendo a GoDaddy ou HostGator ). E neste caso, cada hospedagem trata das otimizações de maneiras diferentes.

Não é por isso que você não pode fazer ajustes manuais para deixar seu WordPress mais rápido! Com alguns poucos ajustes e seguindo as boas práticas você conseguirá deixá-lo com um tempo de carregamento menor que 2 segundos AMP!

Qual é mais seguro?

Em via de regra geral, o WIX leva vantagem neste quesito para usuário iniciantes.

Por ser uma plataforma self-hosted ela constantemente está trabalhando em melhorias e ajustes. Em contrapartida o WordPress é uma plataforma open-source e você tem possibilidades infinitas com ela o que deixa a segurança “na sua mão”. Dicas de Segurança aqui 🙂 .

Comparativo de escalabilidade entre WordPress e Wix

Escalabilidade significa: “[…] a capacidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme, ou estar preparado para crescer.”.

E neste ponto o WordPress leva uma vantagem emagadora sobre o WIX. Isso porque você pode facilmente definir padrões no seu layout ( como rodapé, cabeçalho e barra lateral ) que serão replicados em determinado grupo de páginas. Como por exemplo neste post. Eu apenas escrevi o conteúdo dele, todo o resto é um padrão pré-definido para todos os posts do blog.

Para pequenos projetos você pode falar “Eu vou ter só duas ou três páginas no site, não preciso saber disso”. No começo pode até ser, mas a vantagem de usar um construtor acaba quando você precisa se focar no conteúdo para SEO.

Qual é mais personalizável? WordPress ou Wix?

Como o WordPress não tem um construtor visual nativo, a primeira vista o Wix pode parecer levar vantagem quanto a este critério do nosso comparativo.

Por ser um construtor de páginas, o WIX deixa para você modelos, elementos e posicionamento praticamente ilimitados. Sendo a imaginação o limite.

Mas o que poucos iniciantes sabem é que o WordPress possui vários construtores visuais semelhantes ao WIX. Como o DIVI, Elementor e Oxygen. O que torna uma das principais características do WIX também parte do WordPress.

Conclusão. Qual melhor WordPress ou Wix?

Você deve ter percebido um padrão em todos os quesitos do comparativo deste artigo. Para ficar claro, deixo ele abaixo:

O Wix é mais fácil de usar no começo, porém o WordPress dá mais possibilidades para quem estiver disposto a “trabalhar” um pouco mais.

Então a decisão de qual a melhor plataforma é realmente muito pessoal e varia de caso a caso. Mas como dica final, deixo um relato da minha experiência de mais de 5 anos neste área:

Eu constantemente faço jobs de migração de sites feitos no WIX para WordPress, mas eu nunca vi alguém migrar do WordPress para o Wix!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *