Qual é a melhor linguagem de programação para iniciantes?

melhor linguagem de programação

A área de programação tem crescido muito nos últimos anos, logo, escolher essa área como carreira é uma decisão bem inteligente! Se você tem pouca familiaridade no assunto, mas gostaria de aprender a programar, saiba que com muito estudo e dedicação é possível chegar lá. 

Em um primeiro momento, aprender a programar pode parecer muito difícil e desafiador, mas com as instruções corretas, todo o seu trajeto pode ser muito mais tranquilo. 

Se você começou a estudar programação há pouco, deve ter se deparado com uma diversidade enorme de linguagens de programação. E é impossível que você aprenda todas elas com qualidade. 

Assim, uma pergunta muito comum em quem está aprendendo a programar é: qual é a melhor linguagem de programação para iniciantes?

E a verdade é que não existe uma “melhor linguagem de programação”. Tudo dependerá do seu contexto e dos seus interesses profissionais. Apesar disso, podemos te dar umas dicas bacanas para que você consiga descobrir qual é a melhor linguagem de programação para você iniciar nesse mundo. 

Melhor linguagem de programação para iniciantes

digital composite of laptop with notepad and coffee on table with graphics

A melhor linguagem de programação para iniciantes depende de muitos fatores. Sem saber o contexto da sua vida e de seus interesses, fica quase impossível responder essa pergunta. 

Dizemos isso, pois depende de quais interesses você tem na programação. Você quer desenvolver sites e lojas virtuais? Ou prefere trabalhar desenvolvendo aplicativos e jogos? 

Você também pode querer trabalhar com segurança da informação, inteligência artificial ou automação. E para cada uma dessas áreas, você usará linguagens específicas. Então, definir para o que você usará a programação ajudará bastante a descobrir qual a melhor linguagem de programação para você.

Além disso, o local onde você mora, o local que você pretende trabalhar e as linguagens de programação mais usadas no mercado também devem ser levadas em consideração.

A seguir, passaremos algumas dicas bem importantes sobre como descobrir qual é a melhor linguagem de programação para você aprender primeiro. Além disso, também falaremos sobre a melhor linguagem para cada tipo de aplicação. Boa leitura! 

  • Primeiramente, defina a sua área de atuação: definir com o que você quer trabalhar, ajudará a dar seguimento no processo de aprendizado. Você pode começar pelas linguagens mais básicas e depois decidir a sua área de atuação, mas chegará um momento em que essa decisão precisará ser tomada. Não se preocupe caso queira mudar a linguagem com que você trabalha no futuro. À medida que seus conhecimentos e experiências forem sendo adquiridas, sempre haverá a possibilidade de mudar seu foco conforme desejar;
  • Fique de olho nas linguagens de programação mais usadas no mercado: antes de se dedicar com afinco a uma ou outra linguagem de programação é muito importante sondar o mercado e ver se vale a pena investir tempo e dedicação. Afinal, se tornar mestre em uma linguagem que não é requisitada no mercado pode não trazer os resultados profissionais que você espera. Escrevemos o artigo As 8 linguagens de programação mais usadas no mercado em 2020 pensando nisso! 
  • Comece pelas etapas básicas e vá progredindo conforme o seu aprendizado: para evitar frustrações, comece pelo princípio: a lógica de programação. Depois de aprender sobre lógica de programação, escolha uma linguagem e que seja mais fácil para este primeiro momento. Vá progredindo conforme o seu aprendizado, nada de querer aprender tudo ao mesmo tempo.

Melhor linguagem para cada tipo de aplicação

Photo of computer screen with program code displayed in classic hacker color. Shallow depth of field places word “lexical” in focus

Agora que você já sabe que não existe a melhor linguagem de programação, é importante que você tenha consciência de que ao longo da sua carreira como programador você sempre precisará atualizar os seus conhecimentos e aprender novas linguagens.

O mercado muda muito e algumas linguagens vão caindo em desuso enquanto novas linguagens vão surgindo. Por isso, também é muito importante que você não seja fanático por uma linguagem específica.

Acontece que muitos programadores defendem a linguagem de programação que eles têm mais afinidade como se fosse a melhor. Mas para cada projeto ou tipo de aplicação uma determinada linguagem é mais indicada.

Nunca decida com base no seu gosto pessoal, e sim amparado pelas vantagens que a linguagem oferece.

A seguir, falaremos de forma breve sobre a melhor linguagem de programação para cada tipo de aplicação:

  • desenvolvimento web: para começar na área de desenvolvimento web, nós recomendamos começar com o básico de HTML e CSS, embora não sejam linguagens de programação efetivamente. Caso queira desenvolver aplicações mais dinâmicas, pode optar também por PHP; 
  • jogos: para o desenvolvimento de jogos duas linguagens bacanas para começar são o C# e o Java. Mas não podemos deixar de mencionar que o JavaScript é uma linguagem poderosa e jogos podem ser  inteiramente desenvolvidos com ela.
  • aplicativos: Java é tida como a linguagem oficial para o desenvolvimento do Android e é suportada pelo Android Studio. Mesmo assim, se você quiser criar um aplicativo para smartphones Android e tablets, você precisará aprender tecnologias do lado cliente, como HTML, CSS e JavaScript. Já para o lado servidor do seu aplicativo web, você provavelmente precisará aprender linguagens como PHP, Ruby ou Python;
  •  se você quer começar por começar, sem um objetivo específico: para esse cenário, a melhor linguagem de programação é o JS (JavaScript). Amplamente usado no desenvolvimento de páginas e aplicações web, você também poderá aplicá-lo em jogos, apps, back e front-end, etc.

Se você quer começar com a linguagem mais fácil, talvez deva optar por Phyton. Essa é uma linguagem mais simples e intuitiva e será mais fácil compreender os conceitos de lógica necessários pela programação. 

Mas não se deixe enganar pela sua facilidade. Phyton é extremamente poderosa e muito utilizada em aprendizado de máquina e automações!

Depois de ler este artigo, você deve ter compreendido o quão difícil é apontar a melhor linguagem de programação para iniciantes, certo? Pois depende de inúmeros fatores.

Mas acreditamos que as nossas dicas ajudarão você a escolher a melhor linguagem para iniciar. Lembre-se sempre que quando falamos desse universo, não existe a melhor linguagem de programação.

Cada projeto, cada aplicação requer uma linguagem diferente. E a linguagem que você usa hoje, pode cair em desuso nos próximos anos. Além disso, cada programador tem as suas preferências pessoais. 

Se você ainda está com dúvidas, nós escrevemos um artigo muito interessante com 7 dicas para aprender a programar agora mesmo. Com certeza ele ajudará você a começar da melhor forma possível.

Depois que você iniciar, não esqueça de voltar e contar para nós qual a linguagem de programação você escolheu! 

Por Deise Dilkin

Redatora há dois anos, especialista em escrita criativa e inbound marketing.

Ver todos os posts de Deise Dilkin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.