Blog

Principais mitos sobre o WordPress

VVerner - Principais mitos sobre o WordPress

O WordPress é a plataforma de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais usada no mundo e responsável por 30% de todos os sites da internet. Esse CMS possui grandes vantagens que o levaram até esse lugar de destaque e pode fazer praticamente qualquer coisa.

O WordPress surgiu em 2003 como blog de código aberto e logo foi adotado pela comunidade desenvolvedora. Mesmo com toda essa popularidade e liderança no mercado de CMSs, ele frequentemente é alvo de uma série de mitos, muitos deles completamente absurdos. Isso acaba atrapalhando o julgamento de muitas pessoas que gostariam de montar um blog ou sites através desta plataforma.

Por isso, decidimos listar os principais mitos acerca do WordPress e esclarecê-los de uma vez por todas. Dessa forma, você se sentirá muito mais seguro de usar todos os serviços e plugins que o gerenciador de conteúdo mais popular da internet oferece!

6 mitos sobre o WordPress

Muitas vezes alguns softwares, principalmente os open source (gratuitos e de código aberto), acabam sofrendo muito preconceito por equívocos e ideias mal explicadas, o que acaba gerando muitas dúvidas em quem tem intenção de usá-los.

Se você pretende usar o WordPress para criação de seu site ou blog e está com um pé atrás por algo que possa ter lido na internet, não deixe de ler este artigo!

WordPress serve apenas para criar blogs

mitos sobre o wordpress

Quando o WordPress foi criado em 2003, ele tinha como objetivo ajudar os usuários a montarem os seus blogs, de forma que sempre foi muito competente e popular nesta área. No entanto, muitos anos se passaram, desenvolvedores do mundo todo ajudaram a expandir as suas funcionalidades e hoje blogs são somente uma pequena parcela de tudo que o WordPress pode fazer.

Manual do dono do site WordPress

Um guia abrangente especialmente elaborado para proprietários não técnicos sobre como fazer a manutenção do site feito com WordPress.

Baixar (grátis)

Como o CMS pode ser facilmente estendido, ele pode ser utilizado para construir sites de qualquer tipo, desde sites institucionais, lojas virtuais, diretórios até sites e aplicações complexas. Utilizando temas e plugins, quase tudo que você pode imaginar pode ser implementado.

Existe uma grande quantidade de sites e lojas virtuais que utilizam o WordPress em suas estruturas, como o portal especializado em tecnologia TechCrunch, a BBC América, a The Walt Disney Company e até mesmo o site oficial da Beyoncé. Nenhuma destas páginas pode ser chamada de blog, certo?

WordPress não suporta alto tráfego

Se a Beyoncé tem o seu site construído em uma plataforma WordPress, esse mito automaticamente cai por terra, não é mesmo? Afinal, ela possui milhões de fãs no mundo todo que ficariam muito chateados caso o site dela fosse devagar e travasse a todo momento.

O que muitas pessoas não sabem é que não é o WordPress o responsável por manter o site rápido e sim o servidor onde ele está hospedado. A plataforma pode ser 10 vezes mais rápida quando está hospedada no ambiente certo.

Veja dicas de como deixar seu site WordPress mais rápido clicando aqui!

WordPress é gratuito

Pode parecer contraditório, levando em conta que na própria página do WordPress diz que o CMS é gratuito e permite o registro e uso sem custos. No entanto, grande parte do que está no entorno da plataforma e suas funcionalidades têm algum tipo de custo.

Você precisará contratar um serviço de hospedagem e uma série de plugins confiáveis. Além disso, caso queira personalizar o seu tema, você terá custos extras. Mesmo assim, montar sua loja virtual ou site no WordPress tem um custo menor do que boa parte das alternativas disponíveis no mercado.

Não há suporte para o WordPress

Como o WordPress é uma plataforma open source, muitas pessoas acreditam que não há nenhum tipo de suporte. Realmente você não encontrará nenhum 0800, no entanto, o WordPress possui uma vasta comunidade na web que uniu esforços e lançou o WordPress Codex, um manual na web completo com tudo o que você precisa saber sobre o programa.

Além disso, o WordPress conta com vários fóruns especializados sobre o assunto e vários desenvolvedores disponíveis para ajudar. Outro saída é buscar ajuda profissional com desenvolvedores de temas e plugins personalizados que você utilize.

Se você usa uma hospedagem específica para WordPress, também contará com um suporte especializado na plataforma.

WordPress não serve para grandes companhias

O WordPress está perto de completar duas décadas e se tornou uma sólida ferramenta para negócios de qualquer tamanho. Como mencionamos nos tópicos anteriores, a Beyoncé, uma das maiores cantoras do mundo e com uma legião gigantesca de fãs, possui o seu site oficial construído em WordPress.

Outras grandes empresas que confiam e usam o WP são a Ford, a CNN e o New York Times. Além disso, outro segmento que vem usando bastante o WordPress são as universidades, empresas que precisam de funcionalidades complexas de forma a gerenciar e organizar todo o conteúdo integrado.

Sites em WordPress não funcionam bem em dispositivos móveis

mitos sobre o wordpress

Se você possui um site, é fundamental que ele possua um design responsivo e que possa ser acessado tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. Outro mito a respeito do WordPress é a falta dessa responsividade.

No entanto, é preciso ficar atento porque a plataforma conta com uma série de temas gratuitos e pagos que serão responsáveis pelo layout da sua página. E nem todos eles são responsivos!

Fique atento a esse detalhe antes de baixar ou comprar um tema para o seu site.

Não é à toa que o WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais usado no mundo. A plataforma evoluiu muito desde a sua criação e hoje pode ser usada por empresas de qualquer porte e qualquer segmento de negócio.

Continue lendo

6 plugins de WordPress para desenvolvedores

Ferramentas reduzem o tempo e custo para desenvolvimento. Veja a lista dos melhores plugins de [...]

Porque você deveria terceirizar a equipe de TI da sua empresa

Terceirizar a equipe de TI é uma solução prática e uma aposta no futuro da [...]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
1
Oi! Tudo bom? 👋🏻
Qual ideia iremos desenvolver hoje?