A escolha do layout é uma das partes mais importantes no desenvolvimento de um site ou blog. Por isso, um dos primeiros passos que você deve analisar antes de colocar o seu site no ar é a escolha do template, também conhecido como tema.
O tema determina como os elementos do seu site (menus, textos, imagens, vídeos, etc) serão apresentados para o seu público. Quando você utiliza o WordPress como gerenciador de conteúdo, você tem muitas opções de temas para personalizar o seu site, sejam elas versões pagas ou gratuitas.
No entanto, nem sempre os temas à disposição no WordPress são adequados para as necessidades dos usuários ou empresas. Quando se busca exclusividade ou se quer seguir à risca o branding de uma empresa, pode haver a necessidade de um tema personalizado para o site.
O tema personalizado é a solução para usuários e empresas exigentes que não abrem mão da qualidade visual e técnica dos seus sites.
O que é um tema no WordPress e como ele funciona?

Um dos objetivos do WordPress é simplificar a criação e gestão de sites, por isso criam-se os temas de maneira a facilitar o desenvolvimento do layout. Os temas são como o esqueleto do site, ou seja, uma base estrutural que o site seguirá.
Ao invés de contratar alguém para desenhar o site do zero, os temas são usados para facilitar a criação do layout, tornando o seu desenvolvimento mais rápido e barato.
Assim como os plugins, existem três tipos de temas WordPress: os gratuitos (free), os pagos (premium) e os temas personalizados.
Os temas gratuitos normalmente possuem muitas limitações. Já os temas pagos são repletos de recursos e possuem atualizações e suporte. No entanto, nem sempre atendem às necessidades e exigências dos usuários.
O que é um tema personalizado?
Os temas personalizados são feitos sob encomenda e vão muito além dos padrões estipulados pelos temas mais básicos. Eles podem ser projetados para fins específicos, como por exemplo, uma ONG ou um e-commerce e atendem às especificações do cliente à risca.
Se você decidir usar um tema pronto, o ideal é verificar se ele pode ser adequado para atender às suas necessidades. Liste todos os recursos que você precisará, e caso um tema gratuito ou pago não atenda todas elas, você pode buscar um tema personalizado.
Muito além do layout
É comum usuários do WordPress ou até desenvolvedores menos experientes acreditarem que os temas para WordPress servem apenas para o layout da aplicação que está sendo construída. Mas isso não é verdade, os temas para WordPress podem ser usados para construir tudo que você precisar, ou seja, você pode usar seu tema para personalizar o WordPress a ponto dele se tornar uma plataforma de financiamento!
Desenvolver um tema personalizado para WordPress lhe garante não só a liberdade e autonomia com o layout, mas principalmente a possibilidade de usar o WordPress como um framework completo e não somente um CMS.
Por que usar um tema personalizado?
Usuários que buscam um tema personalizado, normalmente querem um layout exclusivo ou querem seguir à risca o branding de sua empresa. Além disso, muitas pessoas e empresas buscam temas personalizados para revendê-los.
Se você está buscando um tema único e que atenda todas as suas necessidades e exigências, a melhor opção é personalizá-lo!