Plataforma de Afiliados

Plataforma de afiliados

Com os avanços tecnológicos e a popularização da internet, ganhar dinheiro utilizando essa ferramenta é o objetivo de muitas pessoas. A plataforma de afiliados veio para facilitar esse ganho extra que pode inclusive virar renda principal.

As plataformas de afiliação (ou de afiliados, como também são chamadas) são redes de afiliados usadas para facilitar o livre comércio através da internet usando recomendações de produtos e serviços. Essas plataformas facilitam a aferição dessas recomendações, para que possam ser efetuados os pagamentos de comissões. Sem as plataformas de afiliação seria muito difícil o controle dessas comissões.

Se você tem o seu próprio e-commerce pode usufruir desta estratégia para incrementar as suas vendas!

Como funciona uma plataforma de afiliados?

Uma plataforma de afiliados nada mais é do que que uma empresa que comercializa produtos ou infoprodutos na internet. Para que a comercialização aconteça, são necessários três públicos diferentes: o produtor, o afiliado e o cliente.

O produtor é a pessoa ou empresa que cria conteúdos para venda. Esses conteúdos podem ser e-books, vídeos, podcasts, cursos, entre outros. Quando o produtor coloca os seus produtos para venda na plataforma, ele passa a usufruir principalmente da divulgação deste produto. 

Inscreva-se em nosso blog

Fique sabendo, antes de todo mundo, sobre novos conteúdos além de receber conteúdos exclusivos!

O afiliado é a pessoa que divulgará esses produtos através do Marketing Digital e em troca receberá comissões. Cada afiliado recebe um link único de venda que ele usará para promover e divulgar o produto do anunciante, alavancando as suas vendas. O que acontece é que o sistema rastreia o clique no link e credita a venda ao afiliado, gerando a comissão.

Por fim, o cliente é a pessoa que foi impactada pela divulgação do afiliado e adquiriu um produto disponibilizado por uma plataforma de afiliados.

O objetivo da plataforma de afiliação é armazenar e servir como vitrine para os produtos disponibilizados pelos produtores, podendo também servir apenas como loja virtual para disponibilizar os produtos da sua empresa. Além disso, cabe à plataforma intermediar o produtor e o afiliado e calcular as comissões automaticamente através de um link utilizado para divulgação do produto.

Cabe à plataforma de afiliação as seguintes tarefas:

  • definição de programa de ganhos do anunciante e afiliado;
  • tracking e mineração de cookies dos links de afiliado;
  • processamento dos pagamentos e entrega do produto;
  • cálculo das comissões pagas pelo produtor e recebidas pelo afiliado;
  • estatísticas de engajamento e conversão;

Esse canal de marketing online é totalmente gratuito para o afiliado e para o produtor é descontado uma taxa sobre o valor do seu produto. Plataformas que usam este tipo de formato são a Hotmart, Eduzz, Monetizze entre outras.

Vantagens em criar a sua plataforma de afiliados

plataforma de afiliados
Plataforma de Afiliados 1

Se você possui um e-commerce ou algum produto que queira disponibilizar para a venda e gostaria que uma rede de afiliados fizesse a divulgação, criar a sua própria plataforma de afiliação pode ser uma ótima ideia. Plataformas como a Hotmart, Monettize e outras cobram uma taxa sobre o valor do seu produto. A longo prazo, na maioria das vezes, é mais vantajoso fazer um investimento inicial na sua própria plataforma do que pagar essa taxa para outra plataforma.

Inscreva-se em nosso blog

Fique sabendo, antes de todo mundo, sobre novos conteúdos além de receber conteúdos exclusivos!

Pronto para falar sobre o seu projeto de Plataforma de Afiliados?

entrar em contato
Fale Conosco