Loja Virtual (E-commerce)

Loja virtual

Para qualquer tipo de empresa, ter presença na internet é fundamental. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam resolver todos os seus problemas sem saírem de suas casas. 

Ainda mais em um momento de crise e isolamento social como o que estamos vivendo, manter uma página na web ou ter uma versão virtual do seu negócio pode significar a sobrevivência de muitas empresas.

Como a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de distanciamento social, as pessoas têm buscado as lojas virtuais como alternativa para suprir as suas necessidades. Além disso, para muitas empresas varejistas o e-commerce é a única forma de manterem seus negócios funcionando. 

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus será passageira, mas muitas das mudanças que estão acontecendo no mercado e nos hábitos de consumo podem se tornar vitalícias. Dessa forma, se adaptar a essa nova realidade e manter uma loja preparada para proporcionar segurança e praticidade aos consumidores é vital.

Segundo um estudo da empresa Boa Vista, pelo menos 42% das empresas do país têm até 10% do seu faturamento vindo de vendas online. Ou seja, grande parte delas precisa rever a sua presença online se quiser manter as portas abertas e prestar um atendimento de qualidade aos clientes que estão chegando.

Somente na primeira quinzena de março, as lojas online conquistaram um crescimento 30% maior quando comparado ao mesmo período no ano anterior. Algumas lojas de setores como saúde e alimentação viram um crescimento de até 180% no mesmo período.

Com a permanência das medidas de contenção do coronavírus, que ainda devem se alongar por um grande período, é preciso pensar em estratégias e encontrar caminhos dentro deste novo cenário, de forma a minimizar prejuízos.

O que é uma loja virtual?

Uma loja virtual ou e-commerce é uma ferramenta poderosa  que tem por objetivo promover a venda de produtos e serviços através de uma página na internet. Através  de imagens e informações relevantes e objetivas, o cliente pode adquirir um produto ou serviço e recebê-lo em sua casa, em qualquer lugar do mundo.

Para ser caracterizada como loja virtual, todo o processo de compra deve ser feito pela internet, desde a escolha dos produtos até o pagamento e posterior recebimento em sua casa. A loja virtual utiliza um software de gerenciamento de pedidos (carrinho ou cesto de compras), onde o cliente escolhe os seus produtos, faz o pagamento e depois o recebe em casa, ou se for o caso de um serviço, pode usufruir imediatamente.

Somente no Brasil, mais de 30 milhões de consumidores fizeram ao menos uma compra online no primeiro semestre de 2019. Em função do momento em que estamos vivendo, a expectativa é que esse número aumente significativamente esse ano.

Com o grande potencial de crescimento desse mercado somado às necessidades atuais, ter uma loja virtual significa investir em um empreendimento duradouro e com perspectivas de sucesso que aumentam a cada ano. 

Vantagens de criar a sua loja virtual

loja virtual
Loja Virtual (E-commerce) 1

Além da necessidade e benefícios que já mencionamos no decorrer deste artigo,  criar uma loja virtual traz inúmeras outras vantagens para você e para o seu negócio:

  • criar uma loja virtual e atuar nesse segmento é mais simples e mais barato quando comparado com o investimento que se tem ao montar uma empresa física;
  • o prazo de construção é curto;
  • o custo de manutenção também é mais baixo que uma loja física, pois não é necessário pagar aluguel, água, luz, telefone, comissão de vendedores, etc. Dessa forma, há um aumento na margem de lucro;
  • produtos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • possibilidade de vender produtos para qualquer lugar do mundo. É possível vender em diferentes moedas, receber pagamentos por cartão de crédito internacional e enviar os produtos a qualquer lugar;
  • oferece comodidade para os consumidores comprarem sem sair de casa e sem a insistência de vendedores chatos;
  • se a empresa for a fabricante do produto, é uma oportunidade de vender diretamente ao consumidor;
  • há a possibilidade de trabalhar com diversos perfis de clientes, já que dá para comercializar um leque de produtos bastante diversificados.

Aproveite este momento de mudança no mercado e nos hábitos de consumo para tirar o seu negócio do papel. Este novo comportamento tende a trazer mais oportunidades para os empreendedores online não só neste momento como também no futuro.

Pronto para falar sobre o seu projeto de Loja Virtual (E-commerce)?

entrar em contato
Fale Conosco