Filmes sobre empreendedorismo: 10 filmes para inspirar você!

O ano de 2020 foi muito difícil, principalmente para os pequenos empreendedores. Muitos tiveram que fechar as suas lojas, viram o faturamento cair drasticamente e se depararam com um futuro incerto. 

No entanto, é preciso lembrar que dificuldades são inerentes ao mundo dos negócios e os filmes sobre empreendedorismo são muito importantes justamente para lembrar que obstáculos são enfrentados por todo mundo, até mesmo por aqueles que chegaram ao topo

Para passar por um momento de crise como este que estamos vivendo é preciso resiliência, inovação e até mesmo inspiração em outros empreendedores que já passaram por situações parecidas. Filmes são uma maneira de relaxar, manter a sua mente tranquila e se inspirar em grandes histórias reais e fictícias. 

Por isso, fizemos uma lista com 10 filmes sobre empreendedorismo para te inspirar! Separe a pipoca e boa sessão!

10 filmes sobre empreendedorismo que você precisa assistir

Quem tem o seu próprio negócio sabe que para empreender é necessário muita  coragem e força de vontade. Por isso, aprender com grandes empreendedores  pode ajudar você a tirar suas ideias do papel e não desistir no primeiro obstáculo.

Além disso, em tempos tão turbulentos é muito importante manter a sua mente tranquila e tirar alguns momentos para relaxar. A seguir, separamos uma lista com filmes sobre empreendedorismo que vão ajudar você com tudo isso.

  1. Fome de poder
Filmes sobre empreendedorismo: 10 filmes para inspirar você! 1

Baseado na história dos irmãos McDonald e do vendedor Ray Kroc, o filme Fome de Poder é uma verdadeira aula sobre empreendedorismo e um dos nossos preferidos. 

O longa conta a história de como Ray Kroc transformou a pequena e inovadora lanchonete dos irmãos McDonald em uma das maiores redes de fast food do mundo, através de estratégias um tanto quanto antiéticas.

Enquanto Mac e Dic  possuíam o sistema inovador “speedee” (onde cada funcionário possuía apenas uma função, agilizando o processo), Kroc era ambicioso e queria expandir o negócio para todo o território dos Estados Unidos. Há um contraste muito grande entre Kroc que é um empreendedor obstinado e os irmãos que só queriam que o negócio pagasse as contas. 

No decorrer do filme, são mostrados inúmeros obstáculos que ambos encontraram pelo caminho até o McDonald ‘s ser o case de sucesso que é hoje. A principal lição que se tira do filme é: para ter sucesso você precisa ter um produto ou serviço tecnicamente viável de ser produzido com a necessidade do mercado e aliado ao que a pessoa ama fazer. 

  1. Walt antes do Mickey

É quase impossível de acreditar que o império da Walt Disney nem sempre foi um conto de fadas. Mas Walt precisou de muita força de vontade e criatividade para transformar o seu sonho em realidade e em um negócio de bilhões de dólares.

Walt era sonhador e criativo desde pequeno, mas não tinha o apoio de sua família que achava que os desenhos eram perda de tempo. Apesar disso, seu pai sempre dizia: “Sempre termine o que você começar. E seja lá o que estiver fazendo, faça bem.”

Apesar de ser talentoso e dedicado, por mais de uma vez Walt viu os obstáculos se acumularem à sua frente. Ficou sem ter onde morar, teve que comer restos jogados na lixeira e precisou pedir inúmeros empréstimos.

O filme Walt antes do Mickey basicamente acompanha Walt desde a sua infância até o momento em que o ratinho mais famoso da televisão foi criado e se tornou o rosto da marca. 

A lição mais importante que podemos tirar dele é que a maioria das pessoas ignora as dificuldades e os enormes esforços que um empreendedor precisa desprender para transformar o seu sonho em realidade e construir uma empresa bem-sucedida.

  1. Joy: o nome do sucesso

A terceira dica da nossa lista de filmes sobre empreendedorismo é Joy: o nome do sucesso, baseado na história de Joy Mangano e da invenção do esfregão Mop. 

Joy era uma jovem prodígio, divorciada, mãe de dois filhos e com uma vida difícil. No entanto, ela inventou um esfregão revolucionário e no decorrer do filme, ela corre atrás para garantir sua produção e distribuição. O que não foi nada fácil.

O filme é uma grande lição de superação e encoraja mulheres que desejam se destacar no mundo dos negócios.

  1. O homem que mudou o jogo

Também baseado em uma história real e com seis indicações ao Oscar, O homem que mudou o jogo conta a história de Billy Beane, técnico de um pequeno time de baseball. Beane conseguiu transformar o pequeno time Oakland Athletics em um furacão na Liga Americana graças ao seus conhecimentos em números e estatísticas. 

A grande lição do filme é que nem sempre uma ideia maravilhosa pode se tornar um negócio de sucesso. É preciso analisar números, estatísticas e entender qual é o melhor momento para investir. 

  1. À procura da felicidade
Filmes sobre empreendedorismo: 10 filmes para inspirar você! 2

Se você está precisando de motivação na sua vida, precisa assistir esse filme. Assim como os demais filmes sobre empreendedorismo que falamos até agora, À procura da felicidade é um filme baseado na história real de Chris Gardner, um pai solteiro que passa por grandes problemas financeiros. 

Chris consegue um estágio não remunerado em uma corretora de ações, onde dá o seu melhor todos os dias para conseguir ser contratado. Mais do que sobre empreender, este filme é sobre dar 100% de si, estudar muito, inovar, persistir, se destacar e superar as suas próprias limitações.

Uma das partes mais emocionantes do filme é quando Chris fala para seu filho: “Nunca deixe que lhe digam que você não pode fazer algo.” 

  1. Steve Jobs

Baseado na história da vida do sócio fundador da Apple, Steve Jobs, este filme retrata três momentos cruciais de sua carreira: o lançamento do computador Macintosh (1984); outro da NeXT (1988) e a chegada do iMac G3 (1998). Além de sua vida profissional, mostrando o grande visionário que Jobs foi, o filme também abrange aspectos da sua intimidade.

A maior lição que podemos tirar deste filme é: seja criativo e quebre barreiras. Também mostra o impacto que o marketing possui sobre as marcas, já que Steve Jobs sempre conseguiu cativar o público e a mídia, apesar de sua personalidade forte e polêmica.

  1. Um senhor estagiário

Este é um dos filmes sobre empreendedorismo que dá lição de liderança, inclusão e empatia de uma forma bem leve e divertida. Ben Whitaker é um aposentado de 70 anos, que inicia um estágio em uma startup de venda de roupas online.

A presidente da empresa, uma workaholic assumida, começa a mudar sua forma de pensar e agir graças aos seus ensinamentos. Um senhor estagiário contrapõe a experiência “desatualizada” à jovialidade e inovação sem tanto conhecimento de mercado.

  1. Coco antes de Chanel

Coco antes de Chanel é um filme que conta a história de Gabrielle Chanel, estilista francesa e exemplo de empreendedorismo feminino. Coco, como era conhecida, quebrou paradigmas ao revolucionar o guarda-roupa das mulheres, deixando-o mais confortável ao inserir nele roupas masculinas. 

Responsável por definir a moda mundial, Gabrielle é um modelo de coragem, ousadia e determinação para mulheres que empreendem. Este filme traz lições importantes como buscar soluções para problemas do dia a dia e construir um império a partir delas.

  1. A grande aposta

A grande aposta é um filme indicado ao Oscar, adaptado do livro “The Big Short: Inside the Doomsday Machine” e que trata da crise imobiliária que explodiu nos Estados Unidos em 2008. Ele conta a história de quatro investidores que conseguiram fazer fortuna no mercado imobiliário nos Estados Unidos, ao descobrirem que os títulos ligados a hipotecas e oferecidos pelos grandes bancos não eram tão seguros como se pensava.

É um filme que trata da importância de ter o pé no chão, estar sempre ligado no que acontece no setor e se antecipar à crise. Esse é mais um dos filmes sobre empreendedorismo que todo proprietário de negócio deveria assistir.

  1. O lobo de Wall Street
Filmes sobre empreendedorismo: 10 filmes para inspirar você! 3

O lobo de Wall Street é baseado na biografia de Jordan Belfort, ex-corretor da Bolsa de Valores, acusado de lavagem de dinheiro e uso de drogas. Apesar de o protagonista não ter uma conduta de exemplo a ser seguida, ele passa lições importantes aos empreendedores, como aproveitar as oportunidades que surgem pelo caminho, pensar positivo, ter uma boa visão do futuro, adotar estratégias para alcançar o sucesso e agir com ética.

A principal lição deste filme é que você vai perceber que o Jordan chegou longe sendo um bom vendedor. Além disso, é fundamental conhecer bem o seu produto e o mercado no qual você atua.

Indiferente de ser baseado em histórias reais ou fictícias, os filmes sobre empreendedorismo são uma fonte extra de motivação. Afinal, quando você percebe que as grandes empresas foram construídas com base em trabalho duro e resolução de conflitos, você passa a acreditar que também pode alcançar o sucesso.

Esperamos que você tenha gostado da nossa seleção de filmes sobre empreendedorismo e que ela sirva de inspiração para você continuar no sonho de ter o próprio negócio de sucesso! Se quiser continuar atento às principais tendências de gestão de projetos e de empreendedorismo, assine a nossa Newsletter e acompanhe o nosso blog.

Não deixe de ler a nossa lista com 8 filmes sobre tecnologia que todo programador deveria assistir. O bacana de assistir a filmes sobre tecnologia é que enquanto você aprende mais sobre este universo, você se diverte ao mesmo tempo.

Por Deise Dilkin

Redatora há dois anos, especialista em escrita criativa e inbound marketing.

Ver todos os posts de Deise Dilkin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.