8 dicas para o seu planejamento estratégico 2021 dar certo

planejamento estratégico 2021

O ano de 2020 foi totalmente atípico para a maioria das empresas. O mercado mudou completamente e as empresas precisaram se adequar a este novo cenário. 

Logo, traçar metas e objetivos para este ano que está começando é fundamental. O planejamento estratégico serve exatamente para isso: ser um guia para auxiliar a sua empresa a alcançar todos os seus objetivos e caminhar em direção ao sucesso.

Se você fez a lição de casa, já deve estar com ele pronto para colocar em ação. No entanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais no momento que estamos vivendo. 

Apesar de que muitas transformações já estavam em curso, como a transformação digital, é muito possível que você precise realinhar o seu planejamento estratégico. A seguir, daremos algumas dicas muito importantes para que o seu planejamento estratégico 2021 dê certo. 

Como fazer o seu planejamento estratégico 2021 dar certo

O mercado já sentia o impacto das transformações há um tempinho. Afinal, você já deveria ter ouvido falar em transformação digital, user experience, automação, etc. 

No entanto, antes da pandemia causada pelo novo coronavírus, havia bastante tempo para implementar todas essas mudanças. Com o novo cenário do mercado, essas implementações tiveram que ser feitas da noite para o dia. 

Por isso, montar um planejamento estratégico 2021 é tão importante. Ele serve como um guia para ressignificar as adversidades e aproveitar o momento. Para isso, ele precisa ser analisado em toda a sua complexidade. 

De nada adianta compartilhar este documento com a equipe, sem uma análise mais profunda. Sem antes levar em conta toda a mudança pela qual o mercado passou nos últimos meses e a realidade atual da empresa. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para o seu planejamento estratégico 2021 dar certo. Acompanhe a seguir!

  • Faça um balanço do ano que passou: com certeza você já sabe aonde quer chegar, mas para  conseguir alcançar o seu objetivo você precisa de um planejamento de como chegar lá. Comece olhando para o ano que passou, tudo que deu certo e tudo que deu errado. Dessa forma, você conseguirá determinar o que precisa ser corrigido e o que será prioridade no seu planejamento estratégico 2021. 
  • Tenha metas e objetivos realistas: todos nós queremos atingir nossos objetivos e alcançar o sucesso, mas para isso precisamos ir passo a passo. Não dá para conseguir tudo da noite para o dia. Por isso, ao montar o seu planejamento estratégico 2021, trace metas e objetivos realistas, que estejam dentro das suas possibilidades e da sua empresa. É ótimo ter ambições, mas cuidado para não transformá-las em objetivos inalcançáveis. Pés no chão sempre. 
  • Fique atento aos prazos: controlar os prazos é fundamental para o planejamento estratégico. Tanto quando você estiver somente planejando quanto executando. Por mais que os seus objetivos possam ser mensais ou até mesmo trimestrais, procure fazer um acompanhamento semanal para saber se tudo está caminhando conforme o planejado. Dessa forma fica mais fácil ver onde precisa melhorar e acompanhar os resultados. Sem falar que alguns objetivos mudam no decorrer do planejamento estratégico e acompanhar de perto faz com que seja possível fazer ajustes sem impactar no fluxo de trabalho da equipe.
  • Certifique-se de que tem a equipe certa para o projeto e estabeleça papéis claros: um planejamento estratégico requer uma equipe qualificada para colocá-lo em prática. O ideal é que a sua equipe reúna especialistas de várias áreas e que todos tenham clareza de suas responsabilidades. Além disso, você precisa incentivá-los a contribuírem de maneira colaborativa e de forma que cada um crie um senso de responsabilidade sobre os resultados. Uma boa forma de fazer com que isso aconteça é montar o planejamento em conjunto.
8 dicas para o seu planejamento estratégico 2021 dar certo 1
  • Mantenha comunicação eficaz: a comunicação é um ponto chave no seu planejamento estratégico 2021. Ela precisa ser o mais clara possível, principalmente se a equipe envolvida for grande. O ideal é que você promova reuniões ou eventos internos para manter todos alinhados sobre o que está acontecendo. Em tempos de home office, esses eventos podem ser feitos via videochamada.
  • Utilize ferramentas de gestão: as ferramentas ou softwares de gestão são um plus em qualquer planejamento estratégico. Com elas é possível monitorar o cumprimento das atividades, dos prazos e do cronograma, verificar o consumo dos recursos, organizar o fluxo de trabalho e ainda ter visão do portfólio de projetos, que reúne todos os projetos em andamento em uma visão única. Você pode usá-las em separado ou escolher alguma que seja mais completa e que atenda todas as suas necessidades.
  • Acompanhe a transformação digital: a transformação digital já vinha ocorrendo aos poucos nos últimos anos, no entanto, a pandemia acelerou o andamento. A automação de processos passou a ser regra nas empresas competitivas. Invista na automação para garantir o funcionamento dos processos e mantenha as ferramentas sempre atualizadas. Se você não sabe por onde começar, primeiro entenda o seu negócio a fundo. Analise os novos cenários e quais as tecnologias são importantes para os seus objetivos. A transformação digital não é algo passageiro!
  • Monitore os resultados: por último e não menos importante, monitore todos os resultados. Imprevistos costumam surgir no caminho e se você estiver sempre de olho, conseguirá contorná-los sem que grandes alterações precisem ser feitas no planejamento estratégico. 
8 dicas para o seu planejamento estratégico 2021 dar certo 2

Lembre-se também de levar em conta a permanência do trabalho remoto no seu planejamento estratégico 2021. O fim da pandemia certamente não será o fim do Home Office. As empresas que querem sair na frente, precisam estar adaptadas a esse novo cenário. 

Montar um planejamento estratégico e segui-lo à risca não é uma tarefa fácil. Sabemos disso. No entanto, se você quiser que a sua empresa atinja o sucesso que você tanto almeja, precisará fazer um planejamento bem estruturado e executá-lo. 

Com as dicas sobre como fazer o seu planejamento estratégico 2021 dar certo, esperamos que todo esse processo seja facilitado para você! 

Você utiliza outras estratégias para fazer o seu planejamento estratégico dar certo? Deixe nos comentários!

Por Deise Dilkin

Redatora há dois anos, especialista em escrita criativa e inbound marketing.

Ver todos os posts de Deise Dilkin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.