Dicas para equilibrar vida pessoal e profissional no home office

Dependendo da profissão ou do cargo que uma pessoa ocupa, pode ser bastante complicado equilibrar vida pessoal e profissional. Com o isolamento social em função da pandemia do coronavírus, grande parte dos profissionais precisou aderir ao home office e se adaptar a esse método de trabalho.

Dessa forma, definir limites saudáveis entre a vida pessoal e a profissional se tornou um pouco mais delicado. Afinal, equilibrar produtividade com uma boa relação com a família, mantendo a saúde mental pode parecer muito difícil em um primeiro momento.  

Em uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, os dados mostraram que 56% dos profissionais têm dificuldades em equilibrar vida pessoal e profissional  no home office. Além disso, quase metade deles disseram que a carga de trabalho aumentou durante a quarentena.

Apesar disso, alguns poucos ajustes na sua rotina e no seu ambiente de trabalho podem tornar a sua vida muito mais tranquila. A seguir, apresentaremos algumas dicas que ajudarão você a equilibrar vida pessoal e profissional no home office.

Como equilibrar vida pessoal e profissional no home office?

Dicas para equilibrar vida pessoal e profissional no home office 1

Nem todo mundo se adapta ao trabalho remoto, afinal, manter a produtividade em um ambiente cheio de distrações não é uma tarefa fácil. Além disso, antes havia uma divisão entre o trabalho (normalmente em outro ambiente) e as atividades domésticas e lazer quando você chegava em casa.

Agora tudo acontece ao mesmo tempo e se você não estabelecer limites, pode acabar extrapolando as horas de trabalho ou não sendo tão produtivo quanto gostaria. É preciso muita organização e muita disciplina para equilibrar a vida pessoal e profissional no home office.

Para isso, separamos algumas dicas bem importantes para balancear os dois lados no home office e, dessa forma, ter mais produtividade em ambos.

  • tenha um ambiente só para o trabalho: nós sabemos que nem todo mundo tem uma estrutura em casa para trabalhar, mas pensar no ambiente é muito importante. Trabalhar no sofá da sala ou na mesa da cozinha não são boas opções pois estão relacionadas aos seus momentos de lazer e descanso. Por isso, se você não tem um ambiente só para o trabalho, arrume um cantinho em seu quarto, na sala ou em outro local que esteja disponível. De preferência onde você não seja incomodado e esteja longe de barulho. Arrume o seu ambiente de trabalho! Tenha uma mesa com os seus pertences (computador, agenda, canetas, etc.) e uma cadeira confortável.
  • estabeleça um horário de trabalho: o home office costuma ser associado a rotinas mais flexíveis, mas é preciso ter muito cuidado para cumprir ao que você se propôs. Por isso, estabelecer um horário de trabalho é sempre o melhor a se fazer. Assim você não corre o risco de extrapolar os horários estabelecidos para trabalhar, nem perder em produtividade.
  • mantenha uma rotina diária: mesmo trabalhando de casa, você precisa manter uma rotina para equilibrar a vida pessoal e profissional. Mantenha horários fixos para acordar, fazer as suas refeições, ter momentos de lazer e dormir. Você pode ajustar o cronograma ao que funciona melhor para você, mas tente estabelecer e manter esses horários para organizar suas tarefas com tranquilidade.
  • avise à sua equipe os seus horários de trabalho: assim que você estabelecer o seu horário de trabalho, não esqueça de garantir que todas as pessoas da sua equipe estejam informadas sobre o seu expediente. Assim, eles saberão quando podem entrar em contato com você.
  • vista-se para trabalhar: essa dica costuma passar batida na maioria das pessoas que adotaram o trabalho remoto. Afinal, se você está trabalhando de casa, sem ninguém para vê-lo, por que não passar o dia de pijama? O problema é que pijamas ou roupas informais dizem ao seu cérebro que você está em momentos de descanso e por isso você pode acabar perdendo produtividade. O ideal é que você se vista exatamente como se vestiria se estivesse saindo para trabalhar. Assim você consegue separar o momento de trabalho do momento de descanso e lazer.
Dicas para equilibrar vida pessoal e profissional no home office 2
  • peça para não ser incomodado por sua família: se sua família está em casa no seu horário de trabalho, combine com eles de não ser incomodado a não ser que seja extremamente necessário. Conversas paralelas e choro de crianças tiram a sua concentração e impedem que você seja produtivo.
  • livre-se de distrações: não é somente a família que pode ser uma distração no home office. Televisão ligada, um sofá confortável ou um telefone que fica a todo momento exibindo notificações de redes sociais podem tirar o foco do trabalho. Livre-se de barulhos e quaisquer outras distrações que possam tirar a sua atenção.

Mas acima de tudo, lembre-se que nem todos os dias você vai ser 100% produtivo. Quando você trabalhava em um escritório, nem sempre conseguia dar tudo de si, não é mesmo? Agora que você está em uma realidade completamente nova precisa se adaptar e cobranças em demasia não ajudarão em nada.  

Siga as dicas acima e temos certeza de que você conseguirá equilibrar vida pessoal e profissional no home office! Para mais dicas como essa, inscreva-se na nossa newsletter. 

Por Deise Dilkin

Redatora há dois anos, especialista em escrita criativa e inbound marketing.

Ver todos os posts de Deise Dilkin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.