Aumentar a produtividade é o sonho de grande parte dos profissionais e principalmente dos gestores, que têm prazos e metas a cumprir. No entanto, a maioria das pessoas têm dificuldades em administrar o seu tempo, o que é normal visto o excesso de informações com que somos atingidos diariamente e a quantidade de tarefas que precisamos desempenhar. 

Você tem trabalhado todo dia até mais tarde e não sente que esteja sendo produtivo? Sua equipe de trabalho demora tempo demais para concluir projetos relativamente simples? Você precisa entender que há uma grande diferença entre trabalhar muito e ser produtivo.

Ser produtivo envolve otimizar recursos e fazer mais com menos. Significa buscar melhores resultados enquanto dribla as distrações e se foca no que importa. Se você ou sua empresa trabalham relativamente bem, mas você sente que as coisas podiam ser melhores, precisa ler este artigo!

Nele apresentaremos 8 práticas que ajudam a aumentar a produtividade.

Mas como aumentar a produtividade?

aumentar a produtividade
8 práticas que ajudam a aumentar a produtividade 1

Inscreva-se em nosso blog

Fique sabendo, antes de todo mundo, sobre novos conteúdos além de receber conteúdos exclusivos!

É a produtividade que define a capacidade de trabalho de uma pessoa ou empresa, por isso tantos profissionais estão preocupados em serem cada vez mais produtivos ao invés de passarem longas horas dentro do escritório.

Mas como aumentar a produtividade sem se matar trabalhando? Existem algumas práticas que ajudam você a organizar o seu trabalho e da sua equipe. A seguir apresentaremos 8 delas:

  1. Faça uma lista de tarefas

Todo mundo, alguma vez na vida, já deve ter feito uma lista de tarefas para tentar melhorar a produtividade. E o caminho é bem por aí mesmo!

Listar as atividade que precisam ser desempenhadas em um dia, faz com que você não esqueça nada importante ou priorize as tarefas erradas. Também é a melhor forma de organizar o seu dia e cumprir com tudo o que você precisa fazer.

Além disso, conforme você for riscando as tarefas da lista, vai se mantendo motivado e quando chega o final do dia você tem a sensação de dever cumprido.

Só tenha cuidado para não colocar tarefas demais em um dia ou deixá-las acumular para o outro.

  1. Planeje-se no dia anterior

Uma prática que ajuda muito a ser mais produtivo é planejar o dia seguinte. Você não precisa gastar mais do que 10 minutinhos para anotar tudo o que você precisa fazer no outro dia.

De preferência, coloque as atividades em ordem de prioridade. Assim, você pode dormir tranquilo e quando acordar já tem sua lista pronta e evita desperdício de tempo.

  1. Faça primeira os tarefas mais difíceis e mais importantes

Outra boa prática para aumentar a produtividade é ordenar as tarefas por ordem de prioridade e dificuldade e sempre começar pelas mais importantes. Dessa forma, conforme o dia for passando, as atividades mais difíceis vão sendo eliminadas e você consegue terminar o dia de forma mais leve.

É uma ótima maneira de evitar a correria no final do dia quando você tem várias coisas para entregar e deixou tudo para última hora. Você também pode descobrir em que momento do dia você é mais produtivo e aproveitar para fazer essas tarefas neste momento.

Assim como têm pessoas que são mais produtivas de manhã, outras são à tarde ou até mesmo à noite. Descubra o seu pico de produtividade e tire proveito deste momento.

  1. Elimine as suas distrações

O que mais atrapalha a produtividade de qualquer profissional são as distrações, e elas vêm de todos os lados. São os colegas de trabalho que querem contar as novidades, as redes sociais ou a televisão.

Para quem trabalha em home office é pior ainda, pois só o fato de estar em casa já é distração suficiente. Se quiser ser realmente produtivo vai ter que eliminar as distrações. 

Se habitue a usar fones de ouvidos, pois impede que colegas ou os filhos fiquem interrompendo a todo momento. Se você não gosta de ouvir música, pode aderir a programas que emitem barulhos da natureza. 

O principal é remover todas as distrações antes mesmo de começar a trabalhar. Com o tempo você irá perceber o quanto consegue ser mais produtivo e focar mais nas suas tarefas.

  1. Delegue tarefas

Se você é gestor ou tem alguém que lhe ajude a executar as tarefas, não hesite em delegar. Muitas das atividades que você executa e que gastam um tempo enorme podem ser realizadas por outras pessoas.

O que não precisa ser executado por você, passe adiante!

  1. Não procrastine as coisas que você não gosta de fazer

Não adianta, ninguém consegue fazer somente as coisas que gosta. E empurrar para o final do dia, da semana ou do mês não vai ajudar em nada na sua produtividade.

Por isso, faça-as logo de uma vez, pois assim você está liberando espaço para outras atividades mais prazerosas. Se possível, faça logo no início do dia que é quando geralmente você estará com mais disposição. Assim ficarão só as tarefas mais leves para o fim do dia.

  1. Use ferramentas de produtividade

Existem inúmeras ferramentas, técnicas e softwares que podem ajudar você a ser mais produtivo. Tudo o que você precisa fazer é testá-las e descobrir com qual se adapta melhor.

O artigo 9 ferramentas de gestão de projetos que irão facilitar a sua vida apresenta algumas delas. Você também pode fazer uma pesquisa na internet e descobrir inúmeras outras ferramentas que podem ser aliados na sua busca pela produtividade.

  1. Faça exercícios físicos regularmente
aumentar a produtividade
8 práticas que ajudam a aumentar a produtividade 2

A nossa última prática pode soar um pouco estranha, mas é uma das mais importantes. Uma das melhores formas de aumentar a produtividade pessoal é fazendo exercícios físicos regularmente. Os exercícios ajudam a manter o foco, trazem mais disposição e muitos benefícios para a saúde física e mental.

Incorpore atividades no seu dia a dia e note como você ficará mais disposto e produtivo. Ter mais produtividade só depende da sua vontade e dedicação. Por isso, comece a colocar todas essas dicas em prática agora mesmo e bom trabalho!

Quais são as suas dicas para aumentar a produtividade? Deixe nos comentários!

Inscreva-se em nosso blog

Fique sabendo, antes de todo mundo, sobre novos conteúdos além de receber conteúdos exclusivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco