A tecnologia tem trazido inúmeros benefícios para as empresas, seja participar de uma videoconferência com pessoas que estão do outro lado do mundo ou manter uma equipe trabalhando em home office. O trabalho remoto, em especial, é uma tendência que tem se popularizado cada vez mais nos últimos anos. 

No entanto, muitas empresas ainda estão dando os primeiros passos nesta modalidade de trabalho. Com a disseminação do coronavírus que a humanidade tem enfrentado, se viram obrigadas a adotar o home office e aprender “na marra” a gerenciar à distância.

Como estavam acostumados com o contato pessoal diário, muitos gestores não sabem exatamente como gerir a sua equipe de trabalho à distância. Até mesmo porque liderar uma equipe remota quando ela não está preparada para isso não é uma tarefa fácil.

O desafio que os gestores têm pela frente é manter a equipe comprometida de forma a continuar produzindo resultados para a organização. Mas como você pode maximizar os resultados quando seus colaboradores estão a vários quilômetros de distância, disponíveis apenas através do tela de seus computadores?

O home office pode assustar em um primeiro momento, mas não é um bicho de sete cabeças. Com muita organização e comunicação entre a equipe dá para fazer um trabalho até melhor que o presencial. E sobre isso que nós falaremos neste artigo.

Dicas para gerenciar uma equipe home office

gerenciar equipe home office

Assim como para algumas pessoas trabalhar de casa é muito fácil e tranquilo, para outras pode ser complicado. Quando você gerencia uma equipe, tem à sua frente um desafio que pode ser solucionado com boas práticas e algumas ferramentas. 

A seguir, passaremos a você 6 dicas para gerenciar equipe home office! Boa leitura!

1. Selecione as pessoas certas

Em primeiro lugar, é preciso entender que nem todo mundo se adapta ao home office. Afinal, trabalhar no conforto de sua casa, com inúmeras distrações ao redor e sem alguém para supervisionar o trabalho pode funcionar muito bem para a maioria das pessoas. Mas o home office não é para todo mundo!

Se quiser facilitar o seu trabalho como gestor, comece por selecionar as pessoas certas para o trabalho. Opte por profissionais que possuam perfil de autonomia e foco.

Tenha uma conversa franca com o candidato e veja se ele se identifica com este tipo de trabalho.

2. Faça reuniões periódicas

Faça reuniões semanais com os seus colaboradores, nem que seja por videoconferência. Além de garantir que todos estão produzindo, também funciona como motivação para os profissionais. Afinal, trabalhar sem supervisão e sem contato com a liderança pode desmotivar qualquer pessoa.

Mesmo que a equipe não esteja no mesmo ambiente físico, é fundamental que se comuniquem, troquem informações e trabalhem motivados.

3. Gerencie as tarefas através de ferramentas online 

gerenciar equipe home office

Para acompanhar o trabalho da equipe e garantir que as tarefas estão sendo executadas corretamente, você pode (e deve) usar ferramentas online. 

Ferramentas como o Trello, o Slack, a Asana e o Runrun.it são excelentes ferramentas de gestão de tarefas e opções perfeitas para ajudar você a gerenciar uma equipe home office. Esses recursos permitem ao gestor observar em tempo real o status de trabalho de cada uma das equipes, corrigindo processos e ajustando tarefas se necessário.

4. Mantenha contato e feedbacks diários

Por mais que você tenha combinado com a sua equipe um reunião semanal, precisa manter contato diário para garantir a motivação e o comprometimento. Informe a equipe sobre como e quando eles podem se comunicar com você durante a jornada de trabalho. Afinal, podem surgir dúvidas e o profissionais precisarem trocar uma ideia.

Além disso, promova feedbacks contínuos de maneira que os colaboradores saibam se estão executando as suas tarefas corretamente. Elogie as tarefas ou diga quais pontos eles devem melhorar.

5. Use comunicação por áudio

Para manter a comunicação e o perfeito entendimento com a sua equipe, use e abuse da comunicação por áudio. Além de ser mais rápida e prática, uma mensagem por áudio é muito mais compreensível que uma mensagem escrita e evita equívocos.

Você pode dar mais detalhes usando o tom de voz a seu favor e evitando falhas de comunicação.

6. Tenha ao menos um evento presencial por mês

gerenciar equipe home office

Por último e não menos importante são os encontros presenciais. Certifique-se que ele ocorra ao menos uma vez ao mês. Se você conseguir reunir a equipe a cada quinze dias, melhor ainda.

Por mais que o home office possa ser muito confortável para a maioria das pessoas, o contato social continua tendo o seu valor e sendo fundamental para os relacionamentos. Esses eventos presenciais devem ter o objetivo de fazer com que a sua equipe se conheça pessoalmente e interajam entre si.

Tente estabelecer um clima mais leve e de muita camaradagem. Separe um momento do evento para tratar das questões de trabalho e outra para interação da equipe.

Importante: para obter sucesso nos resultados é fundamental oferecer infraestrutura e suporte para os seus colaboradores. Elabore normas para a equipe e configure as ferramentas que serão utilizadas.

Você é gestor de uma equipe home office? Conte para nós quais estão sendo os principais desafios para gerenciar uma equipe a distância! Deixe as suas impressões sobre gestão online nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *